Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Marema inicia reforma no Ceim Portinha do Futuro

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/01/2019 17:02
Prefeitura de Marema Prefeito Adilson Barella esteve visitando o Ceim, que apresenta problemas na estrutura Prefeito Adilson Barella esteve visitando o Ceim, que apresenta problemas na estrutura

O ano começou com reformas no Ceim Portinha do Futuro (Centro de Educação Infantil Municipal). A estrutura, inaugurada em setembro de 2015, apresenta sérios problemas, a maioria provocados por falhas na execução da obra. A estimativa da Prefeitura é concluir as melhorias, antes do início do ano letivo.

A engenheira civil da Prefeitura de Marema, Jaina Ceratto, explica que a decisão por realizar uma profunda reforma no prédio, foi adotada depois que o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – órgão ligado ao Ministério da Educação), apontou diversas inconformidades. “A maioria dos problemas estão relacionados aos serviços prestados em desconformidade com o projeto original. O FNDE forneceu a parte financeira para a construção da obra e a parte técnica em relação aos projetos, mas faltou fiscalização por parte do município”, explica Jaina.

Dentre os problemas verificados, estão ajustes nas instalações elétricas, de gás e de internet, aplicação de revestimento cerâmico e falta de uma adequada impermeabilização das calhas, “que é o principal problema”, afirma a engenheira. “É uma obra nova e é triste ver a situação que está, ainda mais, sabendo que foi por descaso. A falta de impermeabilização adequada das calhas e telhados (que representa um valor pequeno perto do total de uma obra), provocou infiltrações que estão deteriorando a pintura e o revestimento dos ambientes. Precisamos agir para que estas infiltrações não venham a provocar problemas na estrutura. O prédio transmite um péssimo aspecto visual, causando desconforto e a ideia de perigo para alunos e profissionais que atuam no local”, avalia a profissional.

A estimativa inicial da Prefeitura de Marema é investir R$ 30 mil nas reformas e melhorias do Ceim. Em uma segunda etapa, a intenção é investir em muros e nova pintura. “Estamos agilizando os trabalhos para que a reforma possa ser concluída até fevereiro ou antes do início do ano letivo”, informa.


Outras Notícias
Anúncio Radial 2
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro