Close Menu

Busque por Palavra Chave

ACORDES QUE EMOCIONAM

Orquestra Jovem Adventista de Xaxim preza pelos valores morais

De crianças a idosos, aprendizado é regado ao comprometimento e esforço constante
Curso de violino continua sendo o mais procurado (Fotos: Felipe Giachini/Arquivo/LÊ) Curso de violino continua sendo o mais procurado (Fotos: Felipe Giachini/Arquivo/LÊ)

Dó, ré, mi fá, sol, lá, si: a sequência básica capaz de transformar vidas. Assim trabalha a Orquestra Jovem Adventista de Xaxim (Ojax), que há seis anos invade a mente e o coração dos amantes da música. A arte de combinar sons e silêncio, tons e melodias, ruídos e emoções cativa cada vez mais crianças de cinco anos a senhores de 65 a adentrarem no mundo da imaginação por meio de instrumentos musicais. Nota após nota, acorde após acorde, rápidos ou lentos, os movimentos que causam euforia, calmaria e afloram os sentimentos conquistam os participantes do grupo. O som agudo do violino, o grave do violoncelo, o acústico do violão e as variadas tonalidades do saxofone e do piano, destacam a beleza da música clássica representada com o comprometimento dos alunos em aprender para pôr em prática nas apresentações. Além de destacar os talentos dos participantes, a Orquestra busca incentivar a música em forma de valores, pois ela altera o comportamento, melhora o intelectual e a concentração dos praticantes, o que motiva o grupo a conseguir mais adeptos às aulas, ministradas gratuitamente.

Fundada em 2010 pelos irmãos Mizael e Adiel Pereira, a Ojax surgiu para aprimorar a cultura clássica em Xaxim. Além de ensinar a população a usufruir da musicalidade e formar a primeira orquestra desse tipo no município, a objetivo principal era despertar o interesse da comunidade pelo estilo, que inicialmente era por meio do violino. As dificuldades em popularizar a orquestra na cidade foram ofuscadas pelo esforço dos alunos, professores, pais e admiradores da boa música, que faz com que a Orquestra Jovem receba adeptos constantemente. Hoje, cerca de 50 alunos participam do projeto e mostram o resultado das aulas, realizadas uma vez por semana, nas apresentações no município e região em que todos participam.

A equipe trabalha com dois professores: Vanderlei Eliezer Branco, que ministra as aulas semanalmente e também é o maestro da orquestra, e também o professor Marcos Lazzari, que é bacharelado em Música, com especialização em violino, que é o curso mais procurado.

Assim que os alunos dominarem algumas técnicas, sobretudo as notas, músicas são ensaiadas, estas baseadas no perfil instituído pelo grupo. Com enfoque nas melodias cristãs e em clássicos nacionais e mundiais, a ideia é de aperfeiçoar os alunos e não deixar de lado o louvor a Deus, independente da religião dos componentes. Conforme a diretora da Ojax, Cristiane Knoener, cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizado, mas destaca que o desempenho é satisfatório quando há dedicação ao estudo dos instrumentos. “Em qualquer um de nossos instrumentos é preciso que haja muita dedicação, mas os principais desafios é vencer os medos e ter força de vontade.”

Ainda segundo ela, ensinar música vai muito além do que simplesmente tocar um instrumento. “Ela envolve valores, o crescimento intelectual do aluno e o espírito de união. O resultado final, além de uma música bem apresentada é o entrosamento de todos os componentes da orquestra, fundamental para o sucesso em cada obra”. A arte da música traz muitos benefícios tanto para os músicos como aos apreciadores. Cristiane ressalta que o trabalho da Orquestra já deixou muitos frutos aos participantes. “Ouvimos vários relatos de pais que notaram mudanças no comportamento dos filhos, na responsabilidade e na concentração dos pequenos. Acredito que quando nos engajamos num projeto como esse, estamos lutando por uma sociedade melhor e por cidadãos mais conscientes”, reforça.

Neste ano, a Ojax foi reformulada e agora faz parte de um dos departamentos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no bairro Germânico, onde as aulas são ministradas. Independente da religião, o trabalho tem como objetivo principal louvar a Deus. “Colocamos Ele sempre em primeiro lugar e o resultado tem sido muito gratificante”, finaliza Cristiane. Interessados em iniciar as aulas devem entrar em contato com ela pelo telefone (49) 9933-3835, ou ir até a igreja nas quintas-feiras a tarde.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro