Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

DET fortalece gerenciamento de propriedades em Lajeado Grande

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/12/2016 09:37 - Atualizado em 22/12/2016 09:37
Grupo de Lajeado Grande aprofunda conhecimento sobre produção de vinho (MB Comunicação) Grupo de Lajeado Grande aprofunda conhecimento sobre produção de vinho (MB Comunicação)

O Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET), implementado em Lajeado Grande pelo Sebrae/SC com a parceria da Prefeitura e da Epagri, oportunizou promover várias ações para impulsionar o crescimento das propriedades rurais e fortalecer a economia local e regional. Uma das iniciativas está relacionada ao Negócio Certo Rural – capacitação focada no planejamento da agricultura familiar e agronegócios empresariais, que visa auxiliar na melhoria de empreendimentos existentes ou na viabilização de novos produtos ou negócios.

O curso teve a participação de 19 pessoas de 16 propriedades rurais. As aulas, conduzidas pelo consultor Arlei Vissotto, foram dinâmicas e incluíram visita técnica em uma propriedade que produz vinho. Lá, o enólogo consultor credenciado ao Sebrae/SC Gilson Panceri Junior destacou como funciona todo o processo de elaboração da bebida, desde a moagem da uva, adição de produtos para fermentação e limpeza do produto, trasfegas, envelhecimento e engarrafamento, além de demonstrar todos os prazos para realização de cada etapa.

Para finalizar, demonstrou como fazer a correta higienização das pipas antes de iniciar o processo de fabricação do vinho. “A limpeza dos recipientes para elaboração e estocagem representam uma melhora significativa na qualidade e durabilidade do produto”, concluiu.

O PROJETO

O DET tem por objetivo dinamizar a economia regional com atendimento aos empreendedores formais e informais, visando contribuir com aproveitamento das potencialidades do município e, com isso, obter o desenvolvimento econômico e a transformação da realidade local. Serão beneficiados empreendedores individuais, empresas de pequeno porte, microempresas, potenciais empreendedores, empresários e produtores rurais.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, enfatiza que as ações do DET em Lajeado Grande contemplaram cursos e consultorias tecnológicas aos produtores rurais. Entre os empreendimentos atendidos destacam-se os da área de vitivinicultura que obtiveram evolução no processo produtivo com utilização de boas práticas de produção de uva e de vinho, que é norteada para o atendimento dos requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro