Close Menu

Busque por Palavra Chave

Daniela Reinehr vai se assumindo; O Michel Temer de SC; Jogo dentro de outro vale; Moisés e a Alesc; Esperança renovada nas bancadas

Por: Marcos Schettini
30/01/2019 10:01 - Atualizado em 30/01/2019 10:06

Um novo tempo

O cidadão catarinense está aguardando a posse dos deputados federais e estaduais para tirar as dúvidas da altura demonstrada em outubro. No Congresso Nacional e na Assembleia, repleto de quadros puros, serão eles as vozes que se buscam, hoje, para caminhar em direção do novo Brasil. As eleições das Mesas da Câmara e Senado em Brasília, a nova composição liderada por Júlio Garcia em SC, implica em muito no novo saído das urnas. A experiência de tantos e os estreantes, terão a oportunidade de dizer qual é o compromisso que está sendo esperado. Vale a espera de suas respostas porque o grito do cidadão já foi manifestado. Não adianta, em 2022, chorar a derrota. Se vence neste momento, exatamente agora, com atitudes e potencialidade. Mirem-se no exemplo das lágrimas, escondidas, de quem perdeu.


Valores

A queda dos papéis da Vale nas bolsas de SP e NY, além das ações americanas contra a empresa, as lágrimas enterradas na lama, chegam a bilhões e bilhões de dólares. Recursos que seriam suficientes para resolver a infraestrutura do país.

Anjos
As imagens de bombeiros se arrastando na lama da irresponsabilidade, com ceifas de vidas que o capital não paga, demonstra bem onde o Brasil está de fato. Famílias inteiras, enterradas ou não, morreram juntas. MG expõe tudo ao mundo.

Ela
Daniela Reinehr compareceu ao evento da Epagri ontem e, hoje, em Pinhalzinho no Itaipu Rural Show, vai comendo o mingau pelas bordas. À medida que é escalada para assumir estes espaços, fortalece-se. Já Carlos Moisés que se cuide.

Exemplo
Foi assim a relação entre Dilma Rousseff e Michel Temer. Foi ele, a pedido dela, quem foi ao Congresso negociar com parlamentares a sustentação do seu governo. O restante, como se sabe, não precisa ser lembrado. Política é isso.

Simpatia
Quando Reinehr assume a frente de contato com cooperativistas, os mesmos que apoiaram Gelson Merisio, a vice cria o canal ideal para, se precisar, ser a Voz do Oeste que ficou engasgada na garganta do PSD. Jogo no jogo.

Quieta
Até pelo fato de ser advogada, a vice-governadora, de Chapecó, conhece bem a história da mosca azul de Machado de Assis. Neste caso, o plebeu viu no inseto asas de ouro e granada, o suficiente para fazê-lo ganhar a insanidade em busca do poder.

Controle
Quem divide poder, fragiliza-se. A lógica, desde a luz de Machiavel, ensina o contrário. Se existe dois assumindo o comando, dá intriga. Até no reino animal é assim. Como grande agricultora, Daniela Reinehr sabe que não há dois galos no terreiro.

Então
Os mimos de representação nos eventos que Carlos Moisés tem oferecido a Daniel Reinehr, são acenos que demonstra uma afinidade subserviente. O mundo político sabe que, coadjuvante na chapa, não manda nada até que faça-se.

Proteção
Quando Carlos Moisés pisar na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira, entra com os 71% de Poder adquirido. Sabe ele, por ser militar, que Napoleão, tanto quanto, por vencer tudo, via-se igual. Uma Waterloo com seis deputados entre 40, diz muito.


Explicação
A mensagem que o governador dará aos deputados, entre tantas, foi sua conquista eleitoral então desacreditada. Mas o que eles, fora sua base, querem saber mesmo são os vetos de transparência da Agenda e o Acúmulo de salários.

Certíssimo
Quem ficou contente com o veto do governador foram os seus colegas de farda que, com fartura salarial, diferente dos Praças, ganham duas vezes. Se o govenador, que é do meio, não faz isso em favor de sua célula, quem em sã consciência?

Perda
O desaparecimento de Lédio Rosa foi mais um baque para o PT de Décio Lima. Era ele o elo entre o partido e a Justiça catarinense. Seu tombo, iniciado em dezembro passado, vitimou-o. Homem honrado e leve de consciência, valeu-se em vida.





Alesc - Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro