Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fundação Aury Luiz Bodanese beneficia quase 1,4 milhão de pessoas em dez anos

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/02/2019 14:54
MB Comunicação Programa Família é Tudo sensibilizar as pessoas sobre a importância do planejamento na economia doméstica Programa Família é Tudo sensibilizar as pessoas sobre a importância do planejamento na economia doméstica

O ano de 2018 foi especial para a Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB) por marcar os seus primeiros dez anos de atuação, mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. Desde que foi revitalizada, em 2008, a entidade tem como missão valorizar o ser humano e contribuir para o exercício da cidadania com a visão de ser referência em ações que promovam a sustentabilidade e o cooperativismo. Ética, cooperação, confiança, respeito e transparência são os pilares da Fundação. Em dez anos de história já foram atendidas quase 1,4 milhão de pessoas em 13.085 ações.

Por meio do trabalho voluntário, a Fundação chega até as comunidades em que a Aurora Alimentos atua levando através do trabalho social, ambiental e cultural, alegria e momentos de lazer, informação e conscientização proporcionando, por meio de suas ações, melhor qualidade de vida

“O voluntário da Fundação transforma a realidade, com sua disponibilidade, sua disposição, resolvendo problemas comunitários, nos diferentes espaços. A transformação que vem ocorrendo é fruto desse espírito de doação das pessoas. Vamos continuar contagiando positivamente a sociedade”, destaca o vice-presidente da Aurora Alimentos e presidente do Conselho Curador da Fundação Aury Luiz Bodanese, Neivor Canton.

A presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese Isabel Cristina Machado salienta que a história construída ao longo desses anos contou, e ainda conta, com as mãos de muitas pessoas. “Sozinhos não chegamos a lugar algum. Todo o trabalho desenvolvido só teve êxito porque muita gente abraçou a causa. Desde parceiros até voluntários, cada um tem sua parcela de contribuição para que o sonho da FALB se tornasse realidade. Em 2018 comemoramos as conquistas da primeira década e agora vamos nos dedicar para escrever os próximos dez anos”.

AMIGO ENERGIA

O Programa Amigo Energia tem como objetivo incentivar e consolidar o trabalho voluntário na comunidade, além de promover a educação para o exercício consciente da cooperação e sustentabilidade. Somente em 2018 foram desenvolvidas 592 ações e 38.511 atendimentos. Entre as ações estão a doação de sangue, arrecadação de alimentos, utensílios domésticos, e roupas, visitas às instituições sociais, Ação Cooperada, Casamento Cooperado, melhorais em espaços e atividades educativas.

O Casamento Cooperado, uma das principais iniciativas realizadas por meio do Amigo Energia, oportunizou o matrimônio a 139 casais, em 2018. Participaram 2.045 convidados e 169 voluntários. A Ação Cooperada, outra grande iniciativa do programa, oportunizou no último ano 13.586 atendimentos e envolveu 5.801 pessoas. Em doações de sangue foram contabilizadas 707 doações.

Por meio do Amigo Energia são reconhecidos, anualmente, os Destaques Show. Em 2018 o prêmio de Voluntário Destaque foi para Ronaldo da Rosa da Fábrica de Rações de Xaxim e de Voluntário Amigo da FALB para Elenice Lima da Unidade Aurora de Erechim (RS). A Unidade Cooperação 2018 na categoria industriais foi o Frigorífico Aurora Maravilha e na categoria fábrica de rações, incubatórios, unidades comerciais e lácteos, foi a Indústria de Lácteos Aurora Pinhalzinho.

A Unidade Destaque categoria industriais foi o Frigorífico Aurora Abelardo Luz e na categoria fábrica de rações, incubatórios, unidades comerciais e lácteos o Incubatório Aurora Chapecó. Já o prêmio de Unidade Show foi para as unidades da Aurora de Chapecó e Guatambu.

FAMÍLIA É TUDO

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância do planejamento na economia doméstica, dos valores sociais, a fim de orientar sobre o papel de cada um na sociedade e na família, o Programa Família é Tudo promove cursos, palestras e capacitações. Em 2018 foram promovidas 100 ações e 8.332 atendimentos.

ATITUDE AGORA

O Programa Atitude Agora tem como foco integrar as pessoas com deficiência e entidades, promovendo o desenvolvimento pessoal, profissional e social por meio de palestras, visitas a instituições, seminários, cursos de qualificação para pessoas com deficiência, vivências, mostra itinerante e cinema inclusivo. No último ano, foram 109 ações e 12.647 atendimentos.

VIVENDO SAÚDE

Com o objetivo de primar pelo bem-estar das pessoas com ênfase na prevenção, promoção, humanização e redução de danos, garantindo o acesso aos direitos pessoais, sociais e institucionais, o Programa Vivendo Saúde proporciona formação de multiplicadores e oficinas de atualização. Gincana da Prevenção, Cinema da Prevenção, É Hora de Conversa e campanhas educativas também fazem parte das iniciativas do programa que contou em 2018 com 179 ações e 23.330 atendimentos.

RODA DE LEITURA

O Programa Roda de Leitura busca proporcionar momentos de descontração e socialização, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos ouvintes, através da literatura, livro, leitura e contação de histórias. As ações são promovidas em escolas municipais, estaduais e particulares. Oficinas e capacitações e participação em eventos e atividades nas comunidades e instituições também fazem parte do programa. Em 2018 foram 263 ações e 25.151 atendimentos.

Por meio da Roda de Leitura também são premiados os Destaques Show. No último ano o primeiro lugar em Poesia Destaque do Rio Grande do Sul ficou o Colégio Ulbra de São Lucas do município de Sapucaia do Sul, em segundo lugar ficou a Escola de Aratiba e em terceiro lugar a Escola Otaviano Silveira de Sapucaia do Sul. Em Santa Catarina, a Poesia Destaque foi para o Centro Educacional Dom Bosco de Chapecó, em segundo lugar ficou a Escola Irmã Wienfrida de Catanduvas e em terceiro a Escola Demétrio Baldissarelli também de Chapecó. O Destaque show da Poesia Destaque dos demais Estados em que a Aurora Alimentos conta com unidades foi a E.E. Dorcelina Folador de São Gabriel do Oeste (MS).

VOZES DO CORPO

Proporcionar através do movimento a vivencia da linguagem corporal e musical, agregando elementos da arte e da educação é o objetivo do Programa Vozes do Corpo. Participação em festivais, apresentações em eventos e a Mostra Cultural da FALB fazem parte das iniciativas do programa que contou com 31 ações em 2018 e 36.730 atendimentos.

CENTRO DE MEMÓRIA

O Programa Centro de Memória tem como objetivo organizar o acervo documental da Aurora Alimentos e seus fundadores garantindo assim sua preservação e a valorização. Organizar e preservar documentos, fotografias, produções audiovisuais e objetos, o que possibilita a realização de exposições de materiais e palestras em espaços públicos e em instituições parceiras, são as ações do Centro de Memória. Em 2018 foram 11 ações e 3.034 atendimentos.

ECO COOPERAÇÃO

Com o objetivo de executar práticas de educação ambiental que promovam o despertar da importância da conservação e preservação dos recursos naturais, buscando a cooperação e a conexão harmônica com o meio ambiente, o Programa Eco Cooperação promove palestras em escolas municipais, estaduais e particulares e capacitação de professores e multiplicadores. Também realiza de atividades, jogos e brincadeiras sobre os cuidados com o meio ambiente. No último ano foram 592 ações e 42.400 atendimentos.

O Eco Cooperação também premia os Destaques Show na Escola Cidadã. Em Santa Catarina, no ano de 2018, o primeiro lugar ficou com a Escola Dom Vital de Ponte Serrada, em segundo lugar ficou a Escola Adolfo Becker de Herval d’Oeste e em terceiro a Escola José Arlindo Winter de Peritiba. O Destaque Show Escola Cidadã do Rio Grande do Sul foi a Escola Quatorze de Setembro de Viamão, a segunda colocada foi a Escola Stella Virginia Konrada também de Viamão e a terceira colocação ficou com a Escola Jair de Moura Calixto de Nonoai. O Destaque Show Escola Cidadã dos demais Estados foi para a Escola Dorcelina Folador de São Gabriel do Oeste (MS), o segundo lugar ficou com a E.M. Francisco Romagnole Júnior de Mandaguari (PR) e o C.E.I Sonho Meu de São Gabriel do Oeste (MS).


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro