Close Menu

Busque por Palavra Chave

LIXO É RESPONSABILIDADE DE TODOS

Prefeitura de Chapecó lança Programa Lixo Zero e fixa meta para o município

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/02/2019 16:00
Prefeitura de Chapecó Programa Lixo Zero foi lançado na última terça-feira (12), com intuito de promover a conscientização sobre a produção de lixo Programa Lixo Zero foi lançado na última terça-feira (12), com intuito de promover a conscientização sobre a produção de lixo

A Administração Municipal de Chapecó reuniu a sociedade na última terça-feira (12), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, para lançar o Programa Lixo Zero, que objetiva provocar uma mudança cultural, de atitudes e hábitos, com relação aos cuidados com o lixo. “A responsabilidade deste trabalho é todos. Buscamos uma transformação para gerar economia e cidadania. Já temos muitos bons exemplos em Chapecó e sabemos que as pessoas querem participar, por isso, juntos, vamos buscar os caminhos e mostrar como faz”, explicou o prefeito Luciano Buligon.

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, ou seja, em casa, no trabalho, na escola, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. O Lixo Zero é uma meta:

  • Ética: de responsabilidade das pessoas;
  • Econômica: deixar de gastar e começar a ganhar;
  • Eficiente: separação correta;
  • Visionária: visão sobre o futuro.

A ideia é esclarecer o que é o lixo e orientar as pessoas a mudarem seus modos de vida e práticas, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A metodologia será implementada pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Para iniciar o trabalho, o Prefeito assinou dois decretos nesta terça-feira (12/02).

  • Decreto nº 36.637

Criou o Programa Lixo Zero, com base em três legislações vigentes: a Política Nacional de Saneamento, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMRS).

- Contribuir para minimizar a geração de resíduos, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final dos resíduos no Município;

- Auxiliar na promoção de uma efetiva separação e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos, garantindo a viabilização pela economia circular, a preservação ambiental e a redução do volume dos resíduos enviados à destinação final;

São metas do Programa Chapecó Lixo Zero:

  • Decreto nº 36.638

Fixa a Meta do Poder Executivo Municipal dentro do Programa Lixo Zero. A meta da Administração se constituirá em alcançar o desvio de 70% dos resíduos secos, por si produzidos, enviados ao aterro sanitário, até o ano de 2020.

PANORAMA DO LIXO EM CHAPECÓ

Hoje há 14 Associações de Catadores de Materiais Recicláveis no Município. 350 famílias vivem do trabalho de triagem e destinação dos materiais recicláveis. Todos os dias 144 toneladas de resíduos orgânicos e rejeitos são coletados em Chapecó e apenas 17 toneladas são recicláveis. 48% dos resíduos descartados nos contêineres laranja, que deveriam ser secos, estão contaminados, e viram rejeitos.

Em resumo, apenas 6% dos resíduos coletados todos os dias em Chapecó são reaproveitados pelos catadores. 94% vão para o aterro. O Município gasta cerca de 20 milhões de reais por ano para coletar e dar destinação aos resíduos. “Juntos vamos trabalhar para mudar essa realidade. As pessoas precisam entender que lixo é dinheiro. Se todo o volume de rejeito recolhido em Chapecó, que hoje vai para o aterro, fosse reutilizado, o Município teria uma economia de aproximadamente R$ 13 milhões por ano”, explicou o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.


Outras Notícias
Palhoça Você em Dia - Mobile
Covidômetro - Florianópolis - Julho
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro