Close Menu

Busque por Palavra Chave

Gibiteca Silmar Geremia está sendo ampliada em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/02/2019 17:36
Prefeitura de Chapecó Espaço soma mais de 12 mil obras de doações de coleções particulares Espaço soma mais de 12 mil obras de doações de coleções particulares

A Gibiteca Silmar Geremia está sendo ampliada. A ação é desenvolvida a partir de uma parceria entre Escola de Artes, Associação de Pais e Professores, Secretaria de Cultura e a empresa ALT – Acessoline Telecom. A partir de iniciativa da empresa a Gibiteca ganha uma cara nova, seu espaço, que fica junto a Escola de Artes na avenida Nereu Ramos, 729D, está sendo reestruturado para a melhor comodidade dos leitores. Além disso, novas estantes garantem que um número maior de obras estejam disponíveis para a comunidade. Ao todo o investimento é de cerca de R$ 7 mil e a reinauguração está marcada para 11 de março, às 19h30.

O espaço inaugurou há um ano pela iniciativa do professor de Artes Visuais Sidi Geremia. Os primeiros cerca de 1 mil exemplares foram doados por ele e sua família após o falecimento do irmão Silmar, que tinha uma considerável coleção particular de gibis. A ação deu início a um trabalho inédito no Município: a primeira Gibiteca de Chapecó.

Menos de um ano depois o espaço soma mais de 12 mil obras vindas de doações de coleções particulares de diferentes lugares do País. Dentre as peças disponíveis para consulta no local, obras como a série “Marvels” ilustrada em aquarela pelo artista norte-americano Alex Ross e originais do Frank Miller, como “300 de Esparta” e “Batman, o Cavaleiro das Trevas”, integram o acervo. Além de títulos expressivos como o Hulk e o Homem Aranha, com mais de 100 revistas de cada um dos personagens.

Novidade

Este ano, além da ampliação, o espaço tem uma novidade: o empréstimo das Histórias em Quadrinhos (HQ’s). Os usuários poderão retirar cerca de 2 HQ’s, por até 14 dias, após cadastro mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de residência, sendo neste primeiro momento, perante matrícula na Escola. Todos os exemplares também estão disponíveis para consulta local.

Agendamentos

Além de ser um local de empréstimo e devolução de gibis, a Gibiteca também é um espaço de pesquisa e estudo. Por isso faz agendamentos de turmas de escolas públicas e privadas para conhecer e ter acesso aos gibis disponíveis. Uma maneira de incentivar nos estudantes de todas as idades o gosto pela leitura desse gênero literário, pelo desenho e pelas artes, oportunizando novas maneiras de construir o conhecimento. Em 2018 passaram pelo espaço, a partir das visitas agendadas com monitoramento, mais de 400 estudantes de 9 instituições de ensino. Para fazer o agendamento as escolas podem fazer contato pelo telefone 3328 6068.

“Queremos cada vez mais que a comunidade se aproprie desse espaço incrível, que conta, a partir desta ampliação, com cerca de 10 mil obras disponíveis para leitura e apreciação. Lembrando que todo este material pode ser utilizado como fonte de pesquisa e referências, tanto da área artística, quanto da área textual. A gibiteca começou modesta, mas hoje ela é grandiosa, tanto pelo número de exemplares, por eles terem sido doados para o uso da comunidade, quanto pela qualidade das obras disponíveis”, enfatiza o Secretário de Cultura Nemésio Carlos da Silva.

Quem foi Silmar Geremia

Incentivador cultural, com renome na área do entretenimento e na divulgação científica, Silmar Geremia tinha gosto pelas Histórias em Quadrinhos, juntando ao longo de sua vida uma coleção particular com títulos clássicos, grandes quadrinistas e obras raras, com ênfase no gênero Super-herói.A Gibiteca que leva o seu nome, homenageia e compartilha com a comunidade a sua paixão pela linguagem dos quadrinhos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro