Lê Notícias - - Cifra Econômica | Inadimplência, microfranquias...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cifra Econômica | Inadimplência, microfranquias e trabalho insalubre

Por: Daniel Ribeiro
27/02/2019 11:13 - Atualizado em 04/08/2020 10:31

Inadimplência das empresas

O número de empresas com contas em atraso e registradas no cadastro de inadimplentes cresceu 5,91% em janeiro ante o mesmo período de 2018, segundo divulgado pela Agência Brasil. Na comparação com dezembro de 2018, o avanço foi de 7,44%, de acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

De acordo com o Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas, em relação a janeiro de 2018 a Região Sudeste registrou aumento de 9,42% no número de empresas negativadas. No Sul, o avanço foi de 3,93%, enquanto no Centro-Oeste a variação chegou a 3,14% e no Nordeste, 2,13%. Já a Região Norte teve a menor variação, com 0,90%.

Microfranquias

Modalidade de redes com investimento até R$ 90 mil, as Microfranquias crescem mais do que o franchising.

Enquanto o setor como um todo encerrou 2018 em alta de 7,1% ante 2017, a modalidade microfranquias (negócios com investimento inicial de até R$ 90 mil) cresceu 8%, segundo balanço consolidado da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgado na segunda-feira (25/02).

De acordo com Adriana Auriemo, diretora de relacionamento, microfranquias e novos formatos da ABF, mesmo com um panorama econômico desfavorável, as microfranquias se mantiveram como opção interessante para empreender.

Trabalho Insalubre de Gestante

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 11239/18, do Senado, que reformula as regras sobre trabalho insalubre para gestantes ou lactantes, mudando a redação dada pela recente reforma trabalhista.

Atualmente, após a reforma, as mulheres somente são afastadas de atividades insalubres de grau médio ou mínimo se apresentarem atestado que recomende o afastamento durante a gravidez.

Com o projeto, essas atividades são vedadas para a gestante ou lactante, que poderá exercê-las se apresentarem, voluntariamente, atestado de saúde emitido por médico de sua confiança autorizando sua permanência no exercício dessas atividades.


Crea Julho
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro