Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cifra Econômica | Inadimplência, microfranquias e trabalho insalubre

Por: Daniel Ribeiro
27/02/2019 11:13 - Atualizado em 04/08/2020 10:31

Inadimplência das empresas

O número de empresas com contas em atraso e registradas no cadastro de inadimplentes cresceu 5,91% em janeiro ante o mesmo período de 2018, segundo divulgado pela Agência Brasil. Na comparação com dezembro de 2018, o avanço foi de 7,44%, de acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

De acordo com o Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas, em relação a janeiro de 2018 a Região Sudeste registrou aumento de 9,42% no número de empresas negativadas. No Sul, o avanço foi de 3,93%, enquanto no Centro-Oeste a variação chegou a 3,14% e no Nordeste, 2,13%. Já a Região Norte teve a menor variação, com 0,90%.

Microfranquias

Modalidade de redes com investimento até R$ 90 mil, as Microfranquias crescem mais do que o franchising.

Enquanto o setor como um todo encerrou 2018 em alta de 7,1% ante 2017, a modalidade microfranquias (negócios com investimento inicial de até R$ 90 mil) cresceu 8%, segundo balanço consolidado da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgado na segunda-feira (25/02).

De acordo com Adriana Auriemo, diretora de relacionamento, microfranquias e novos formatos da ABF, mesmo com um panorama econômico desfavorável, as microfranquias se mantiveram como opção interessante para empreender.

Trabalho Insalubre de Gestante

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 11239/18, do Senado, que reformula as regras sobre trabalho insalubre para gestantes ou lactantes, mudando a redação dada pela recente reforma trabalhista.

Atualmente, após a reforma, as mulheres somente são afastadas de atividades insalubres de grau médio ou mínimo se apresentarem atestado que recomende o afastamento durante a gravidez.

Com o projeto, essas atividades são vedadas para a gestante ou lactante, que poderá exercê-las se apresentarem, voluntariamente, atestado de saúde emitido por médico de sua confiança autorizando sua permanência no exercício dessas atividades.


Alesc - Outubro - Mobile
Uniedu - Governo SC
Floripa - Um novo amanhã - Mobile
Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro