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MEDIDAS

Prefeitura de Xanxerê anuncia Projeto de Lei que reduzirá quase 50% dos cargos comissionados

Prefeitura de Xanxerê Anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira (28), no Centro Administrativo de Xanxerê Anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira (28), no Centro Administrativo de Xanxerê

Detalhes do Projeto de Lei do Poder Executivo referente à Reforma Administrativa, que será protocolado na Câmara Municipal de Vereadores, foi apresentado em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quinta-feira (28), no centro administrativo. O documento apresenta proposta de redução de quase 50% dos cargos comissionados, com economia anual de mais de R$ 1 milhão e, ainda, a otimização da estrutura de secretarias – unindo Agricultura e Políticas Ambientais, e a valorização do servidor efetivo.

Durante a coletiva de imprensa, a equipe administrativa formada pelo secretário Municipal de Administração, Jader Danielli, controladora interna Andreza Gallas e assessor jurídico, Fernando De Marco explanou sobre o Projeto de Lei, fazendo com que a reforma administrativa a qual a Prefeitura de Xanxerê encaminha à Câmara passe a ser a maior em relação aos últimos 15 anos.

O prefeito Avelino Menegolla ressaltou a importância de realizar a reforma administrativa, especialmente diante do atual momento que o país vive. “Nosso objetivo é melhorar a gestão e, junto com isso, economizar também. Vamos reduzir a quantidade de cargos comissionados e gerar economia na folha. Isso vem de encontro com o que o governo Federal e o Estadual vem pregando, mas o que a comunidade quer e a gente tem que fazer o que a comunidade quer. Então por isso dessa reforma”, disse.

A expectativa é que o Projeto de Lei entre em pauta na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores, prevista para o dia 11 de março.

REFORMA ADMINISTRATIVA

Redução dos cargos comissionados

Atualmente, existem 89 cargos comissionados, dos quais 76 são providos. Com a reforma haverá redução de 43%, isto é, passará a ter 51 cargos.

Otimização da estrutura de Secretarias

Com o principal objetivo de proporcionar mais economia aos cofres públicos, a administração fará a junção de duas Secretarias, quando a Agricultura vai unificar com a de Políticas Ambientais, passando a ter oito secretários, e não nove.

Economia de mais de R$ 1 milhão ao ano

Com a redução dos cargos comissionados, bem como a unificação das Secretarias, a administração municipal terá condições de economizar anualmente mais de R$ 1 milhão.

Valorização do servidor efetivo

A reforma vai proporcionar que servidores efetivos possam ocupar cargos de chefia, coordenadoria ou direção, sendo esta uma forma de valorizar o profissional de carreira.


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