Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xaxim sedia encontro das Rodadas Microrregionais

Sindicalistas da Microrregião Centro-Oeste se reúnem nesta quinta (14) e sexta (15)
Por: LÊ NOTÍCIAS
14/03/2019 17:10
Viviana Ramos/Fetaesc Encontro iniciou nesta quinta-feira (14) reunindo lideranças sindicais de toda a região Encontro iniciou nesta quinta-feira (14) reunindo lideranças sindicais de toda a região

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xaxim sedia o quinto encontro das Rodadas Microrregionais, promovidas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15), na Microrregião Centro-Oeste, que abrange os municípios de Xaxim, Faxinal dos Guedes, Lindoia do Sul, Passos Maia, Abelardo Luz, Ponte Serrada, Águas de Chapecó, Vargeão e Seara.

Com o tema “O futuro do Movimento Sindical está em nossas mãos. Desafios e estratégias de atuação junto às bases”, as Rodadas Microrregionais têm o objetivo de avaliar e construir, junto com a base, ações que fortaleçam o Movimento Sindical, articulando as lutas contra as propostas que enfraquecem a categoria e reduzem os direitos já conquistados para a Agricultura Familiar do Estado.

Dirigentes sindicais, diretores e representantes participam de diversas atividades, dinâmicas motivacionais,trabalhos em grupo e discussões sobre o futuro do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e da Agricultura Familiar de Santa Catarina.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xaxim, Ledinho Curtarelli, ressaltou que, diante do cenário brasileiro, o que vale é o espírito de luta. “É na hora da dificuldade que precisamos ter coragem para mostrarmos o nosso trabalho”, afirma Ledinho.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Faxinal dos Guedes e coordenador da Microrregião Centro-Oeste, Leonir Luzzi, as Rodadas Microrregionais são importantes para motivar os sindicatos a darem continuidade às lutas do Movimento Sindical, buscando soluções para os novos desafios que a categoria está enfrentando. “Agradeço a presença dos representantes dos sindicatos que se disponibilizaram a participar deste encontro que proporcionará mais conhecimento e motivação para continuarmos a nossa luta”, destaca Leonir Luzzi.

As atividades são ministradas pelos engenheiros agrônomos Geraldo Buogo e Nestor Luiz Breda, que têm a missão de fazer com que os dirigentes reflitam sobre o atual cenário e busquem soluções para as dificuldades e mudanças que estão ocorrendo de forma acelerada, preocupando toda a sociedade brasileira.

Preocupada com o futuro das 164 mil famílias agricultoras de Santa Catarina, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população todos os dias, a Fetaesc percorrerá as 17 microrregiões do Estado para ouvir os dirigentes sindicais e construir novas ações e estratégias que fortaleçam o Movimento Sindical. Assim que encerrar o roteiro, quatro representantes de cada Microrregião vão se reunir para criar um planejamento estratégico para o Movimento Sindical, atendendo as demandas e particularidades de cada região do Estado.

O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, salienta que os encontros buscam discutir estratégias para enfrentar as dificuldades que têm preocupado a Fetaesc e demais entidades representativas do setor produtivo. “As medidas tomadas pelos governos Estadual e Federal que alteram os subsídios de impostos aos insumos agrícolas e energia elétrica rural são algumas das nossas preocupações por demonstrarem a falta de reconhecimento e valorização da agricultura, que contribui significativamente com o desenvolvimento da economia de Santa Catarina”, explica Dresch.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro