Close Menu

Busque por Palavra Chave

Polícia Militar Ambiental realiza processo seletivo para o projeto de Protetor Ambiental

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/03/2019 10:10 - Atualizado em 21/03/2019 10:11
Polícia Ambiental de Chapecó Mais de 160 alunos de escolas públicas e privadas devem realizar a prova Mais de 160 alunos de escolas públicas e privadas devem realizar a prova

A primeira etapa para ingresso no programa Protetor Ambiental, da Polícia Militar Ambiental ocorreu nesta quarta-feira (20), em Chapecó. O programa que vai atender 30 alunos da rede de ensino pública e privada com idade entre 12 e 14 anos, recebeu este ano mais de 160 inscritos.

Para a estudante Aliany Antunes de Lima, de 14 anos, participar do programa é uma oportunidade de conquistar o primeiro emprego. “Uma amiga me indicou e achei muito interessante, quero cursar direito e acho que com o curso vou aprender muitas coisas sobre legislação, o que vai me ajudar muito lá na frente”, disse. Já a estudante Andrieli Arruda, de 12 anos, o fato de trabalhar em grupo é um dos pontos mais importantes que o curso deve promover. “Sempre gostei de atividades que envolvem a educação e poder fazer essa troca de conhecimento com outras pessoas da mesma idade, pra mim vai ser muito importante”, disse.

A prova contém 25 questões objetivas com assuntos relacionados ao Meio Ambiente, como fauna, flora, poluição, sustentabilidade, lixo, queimadas, agrotóxicos, entre outros. Devido ao grande número de inscrições, o processo seletivo foi divido em duas etapas, a segunda turma irá realizar a prova ainda nesta quinta-feira (21), às 14h, na sede da Polícia Militar Ambiental, em Chapecó. O resultado dos classificados será divulgado na próxima segunda-feira (25), nas redes sociais da polícia. A aula inaugural do programa em Chapecó, está programada para ocorrer na primeira semana de abril.

O curso tem caráter pedagógico e destina-se a informação e formação, em nível básico, de jovens na atividade de preservação e conservação do meio ambiente e integração social. A duração total é de 160h/a (aprox. 09 meses), com aulas uma vez por semana.

Durante o curso serão realizadas aulas teóricas, práticas, atividades de campo, trilhas ecológicas, viagens de estudo entre outros. O curso é totalmente gratuito e todos os alunos receberão materiais didáticos, além de uniforme completo (calça, camiseta, moletom, jaqueta, coturno, boné e cinto).

Em 2019, o programa completa 20 anos no estado. Na região oeste o programa iniciou em 2007, e só no ano passado foram formados 88 Protetores Ambientais, que continuam disseminando o conhecimento em casa e na escola.

Além de Chapecó, Cordilheira Alta e Marema também receberão o projeto este ano. Em Cordilheira Alta foram distribuídas nas escolas 100 fichas de inscrições, os interessados devem preencher a ficha e entregar na própria escola, a data da aplicação da prova ainda será definida. Em Marema a seleção já foi realizada e os 36 alunos já realizaram o primeiro encontro, as aulas oficias devem iniciar na primeira semana de abril.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro