Lê Notícias - Região - A música fica mais perto da comunidade em Chapecó
Close Menu

Busque por Palavra Chave

PROJETO MUSICANDO

A música fica mais perto da comunidade em Chapecó

Por: Simão Baran Jr.
27/03/2019 11:48
Unochapecó Crianças de seis a treze anos podem participar de aulas gratuitas de violino e violão através do Projeto Musicando Crianças de seis a treze anos podem participar de aulas gratuitas de violino e violão através do Projeto Musicando

Na visão das crianças, cenas de filmes muitas vezes parecem impossíveis de se tornar realidade. Foi o caso de Maria Fernanda Bellei, de 10 anos. Até então, o contato com o violino era apenas ao assistir televisão. Mas agora, através do projeto Musicando, a pequena tem a oportunidade de aprender esse instrumento. A iniciativa é uma parceria entre a Unochapecó e a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura e do programa Arte Cidadã. Através dela, crianças de seis a 13 anos podem participar de aulas gratuitas de violino e viola.

Além de auxiliar na capacidade artística e de expressão, o projeto busca formar jovens com uma perspectiva de mundo diferente. Ou seja, ensina não somente a apreciar música, mas a ser um cidadão melhor. Segundo a professora Karyni Da Vila, o processo de musicalização desenvolve a coordenação motora das crianças, senso de coletividade, disciplina e o respeito ao próximo.

"Esse projeto é uma grande opção da Universidade para a comunidade criar essa cultura da música. Já temos grandes projetos, como a orquestra e o coro, que muitos não conhecem. O Musicando ajuda a fortalecer e criar uma nova geração de músicos na cidade", acrescenta.

As aulas são voltadas a crianças que possuam ou não um instrumento próprio e tenham vontade de aprender. Os interessados em participar podem entrar em contato com a Diretoria de Extensão da Universidade, pelo telefone 3321-8163. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras, na Unochapecó.

SOBRE O PROJETO

O Musicando foi criado em 2010 com o intuito de ensinar crianças de famílias com baixa renda a tocar violino. O projeto visa o aprendizado da música, oportunizando outra visão de mundo. Inúmeros estudos comprovam que o ensino da música estimula quase todas as áreas cerebrais. Quando aprende a tocar um instrumento musical, o indivíduo desenvolve simultaneamente habilidades físicas, motoras e intelectuais, além de se tornar uma pessoa mais sensível.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro