Close Menu

Busque por Palavra Chave

PROJETO MUSICANDO

A música fica mais perto da comunidade em Chapecó

Por: Simão Baran Jr.
27/03/2019 11:48
Unochapecó Crianças de seis a treze anos podem participar de aulas gratuitas de violino e violão através do Projeto Musicando Crianças de seis a treze anos podem participar de aulas gratuitas de violino e violão através do Projeto Musicando

Na visão das crianças, cenas de filmes muitas vezes parecem impossíveis de se tornar realidade. Foi o caso de Maria Fernanda Bellei, de 10 anos. Até então, o contato com o violino era apenas ao assistir televisão. Mas agora, através do projeto Musicando, a pequena tem a oportunidade de aprender esse instrumento. A iniciativa é uma parceria entre a Unochapecó e a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura e do programa Arte Cidadã. Através dela, crianças de seis a 13 anos podem participar de aulas gratuitas de violino e viola.

Além de auxiliar na capacidade artística e de expressão, o projeto busca formar jovens com uma perspectiva de mundo diferente. Ou seja, ensina não somente a apreciar música, mas a ser um cidadão melhor. Segundo a professora Karyni Da Vila, o processo de musicalização desenvolve a coordenação motora das crianças, senso de coletividade, disciplina e o respeito ao próximo.

"Esse projeto é uma grande opção da Universidade para a comunidade criar essa cultura da música. Já temos grandes projetos, como a orquestra e o coro, que muitos não conhecem. O Musicando ajuda a fortalecer e criar uma nova geração de músicos na cidade", acrescenta.

As aulas são voltadas a crianças que possuam ou não um instrumento próprio e tenham vontade de aprender. Os interessados em participar podem entrar em contato com a Diretoria de Extensão da Universidade, pelo telefone 3321-8163. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras, na Unochapecó.

SOBRE O PROJETO

O Musicando foi criado em 2010 com o intuito de ensinar crianças de famílias com baixa renda a tocar violino. O projeto visa o aprendizado da música, oportunizando outra visão de mundo. Inúmeros estudos comprovam que o ensino da música estimula quase todas as áreas cerebrais. Quando aprende a tocar um instrumento musical, o indivíduo desenvolve simultaneamente habilidades físicas, motoras e intelectuais, além de se tornar uma pessoa mais sensível.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro