A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, através da Delegacia de Polícia da Fronteira da Comarca de Xaxim, com apoio do Canil da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste, realizaram uma operação no início da tarde desta terça-feira (26) no bairro Chagas, em Xaxim, dando cumprimento a um mandado de busca e apreensão, referente a uma investigação de combate ao tráfico de drogas.
Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais civis, com auxílio de um cão farejador, localizaram cocaína e LSD exatamente no local, embaixo de uma casa abandonada poucos metros da residência dos conduzidos, onde já havia informações de que os suspeitos guardavam as drogas, justamente no intuito de dificultar o trabalho policial.
Diante da situação, a mulher T.R.F, de 50 anos, natural de Vargeão (SC) e seu filho L.F.B, 20 anos, natural de Florianópolis (SC), foram presos em flagrante por tráfico de drogas, já que além de cocaína e LSD, na chegada dos policiais civis, o conduzido tentou se evadir e acabou dispensando um papelote de maconha e, em revista pessoal, foi encontrado e apreendido com ele, o valor de R$ 1.075,00. Também foram apreendidos telefones celulares, uma televisão e um aparelho de som, para ser verificado se apresentam procedência lícita.
Segundo os delegados de Polícia da Comarca de Xaxim, Gustavo Oliveira Altemar e Fernando Callfass, o combate ao crime de tráfico de drogas é uma prioridade há muito tempo da Polícia Civil, sendo que as ações de investigação, bem como apreensão de drogas e prisão dos traficantes, vão continuar de maneira intensa.
O LSD é uma das substâncias químicas mais potentes que altera o humor. É obtido a partir do ácido lisérgico. É produzido na forma de cristal em laboratórios ilegais, principalmente nos Estados Unidos. Estes cristais são convertidos em líquido para a comercialização. É inodoro, incolor e tem um leve gosto amargo.
Conhecido como “ácido” e por muitos outros nomes, o LSD é comercializado em tabletes pequenos (“micropontos”), cápsulas ou quadrados de gelatina (“vidraça”). Algumas vezes é adicionado a papel absorvente, que depois é dividido em pequenos quadrados decorados com desenhos ou personagens de desenhos animados (“Looney Tunes”).
Após os procedimentos realizados na Delegacia de Polícia Civil, o homem foi encaminhado ao Presídio Regional de Xanxerê e a mulher ao Presidio Feminino de Chapecó, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro