Dilema
Forte e imponente, o PSD de Xanxerê já esteve melhor. Sem saber o que será do seu futuro, o partido que hoje comanda a prefeitura da segunda maior cidade na região de Chapecó, não consegue avistar nem a beira da praia, em meio a um mar de incertezas. Os comandados de Avelino Menegolla sabem que estarão juntos no próximo ano, porém não sabem com quem e nem aonde. É o grande o dilema e está longe do fim.
Dilema II
Alguns integrantes do partido andam descontentes com algumas decisões que reclamam ser exclusivamente da majoritária e que estão provocando desentendimentos e turbulências no grupo, principalmente nas bases. Sinal de alerta ligado.
2020 em Itajaí
A medida em que o tempo vai passando, aumentam as especulações em torno do processo eleitoral de Itajaí, que deverá ser acirrado. Candidato à reeleição, Volnei Morastoni (MDB) não vem agradando a todos e pode ter de encarar nomes de peso na disputa do ano que vem. Paulinho Bornhausen (PSB) já ensaia o discurso. Mas primeiro precisa decidir por qual partido irá para a disputa. Podemos é opção. PSB praticamente descartado. O filho de JKB tem uma reunião marcada com o presidente nacional do PSB semana que vem, em Brasília. Lá, deverá decidir por qual sigla irá trabalhar.
2020 em Itajaí II
Com o sonho de disputar uma das maiores prefeituras de Santa Catarina, Marcelo Sodré (PDT) é opção se Volnei não disputar. Com dois deputados estaduais e um time de vereadores de respeito, o pedetista sabe que pode chegar.
2020 em Itajaí III
Correndo por fora, Jorge Goetten (PR), que tentou uma cadeira na Câmara Federal na última eleição e é irmão do ex-deputado Nelson Goetten, vê no PR a força pra se tornar o próximo prefeito dos itajaienses. Com uma boa coligação, Goetten crê na possibilidade de chegada e aposta suas fichas nisso.
Enquanto isso
Enquanto os partidos de direita não se entendem em Xanxerê, os de esquerda se preparam para a próxima disputa. Em especial, o PT. Em contato com o Tá na Rede, perguntado sobre a organização do partido, Adriano de Martini, que foi o nome dos petistas de Xanxerê na última eleição estadual, disse que a sigla está trabalhando bastante.
Plenária
Na próxima sexta-feira, uma plenária do partido deverá ser realizada, para discutir a direção da construção, rumo 2020. Segundo Adriano, existe um consenso no partido, de que irão disputar a Prefeitura de Xanxerê no ano que vem. O petista voltou a citar, os três nomes do partido para a disputa. O próprio Adriano, o vereador Tiecher e o professor Alessandro, que foi o nome da sigla em 2016.
Joaçaba 2020
Em Joaçaba, Juliano Pedrini, principal nome da segurança pública, e que tentou uma cadeira na Alesc, mas não conseguiu se eleger no ano passado, representando o PSB do Meio-Oeste catarinense, não deverá estar nas urnas no ano que vem. Segundo ele, a difícil eleição que disputou e a forma como o PSB vem caminhando em Santa Catarina, fizeram com que ele focasse mais no seu trabalho na segurança pública, do que na vida pública.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro