Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vereadores xaxinenses buscam melhorias para a SC-156 e recontratação do HFB junto ao Governo do Estado

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/03/2019 11:11
Câmara de Vereadores de Xaxim Reunião com o secretário adjunto de Saúde, André Motta Ribeiro Reunião com o secretário adjunto de Saúde, André Motta Ribeiro

Nesta semana, os vereadores xaxinenses, Antônio Jaime Fortunato da Silva, Joseane Sampaio, Agenor Junior Maier, Alcir Cassaniga e Volnei Dervanoski estão participando, em Florianópolis, do Encontro Estadual de Vereadores (27, 28 e 29 de março) promovido pela União Estadual de Vereadores (Uvesc). Além de aperfeiçoar os conhecimentos acerca de área pública, bem como das funções pertinentes para exercer o cargo público, os vereadores aproveitaram a oportunidade para apresentar demandas da comunidade xaxinense nas Secretarias e Departamentos do Estado.

A primeira audiência ocorreu com o secretário Adjunto de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, para tratar sobre o Hospital Frei Bruno. Anualmente os Hospitais precisam encaminhar a documentação necessária para a contratualização junto ao Governo do Estado para continuar prestando os serviços e recebendo pelos mesmos. A Associação Hospitalar Frei Bruno encaminhou os papéis ainda no ano passado.

Contudo, segundo a vereadora Joseane Sampaio, após ofício circular emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, ascentrais de regulação de internações hospitalares não estarão mais autorizando internações até que se efetue a contratualização e que neste caso o hospital de Xaxim estaria pendente.

O Poder Legislativo, aprovou na última segunda-feira (25), uma moção solicitando ao Governo do Estado para que seja revisto o ofício circular emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, haja vista que o Hospital xaxinense já apresentou a documentação. Durante o encontro com o secretário-adjunto, os vereadores solicitaram o pagamento dos serviços já autorizados e que se disponibilize dos meios necessários para a finalização da contratualização pendente, não comprometendo os atendimentos da população.

O secretário adjunto informou que estarão buscando uma solução a curto prazo para não paralisar os serviços.

PEDIDO DE MELHORIAS NA SC-156

Além de viabilizar a questão do Hospital Frei Bruno, os vereadores xaxinenses também estiveram em audiência no Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) com o secretário adjunto, Pedro Luiz Humphreys Stonoga. A pauta de reivindicações é a melhoria da SC -156, que liga Xaxim, Lajeado Grande e Marema.

Conforme o vereador Agenor Junior Maier, o pedido é por refúgios, lombadas, manutenção e limpeza das sarjetas, além de providências quanto a pontos críticos da rodovia propensos a acumulo de água, bem como buracos em sua extensão. Um dossiê com essas informações já foi encaminhado em outros anos ao Departamento, porém, até o momento nenhuma demanda foi atendida. Esperamos que esse encontro, tenha um resultado positivo.


Outras Notícias
Palhoça Você em Dia - Mobile
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro