Close Menu

Busque por Palavra Chave

Dengue SC

Vereadores xaxinenses buscam melhorias para a SC-156 e recontratação do HFB junto ao Governo do Estado

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/03/2019 11:11
Câmara de Vereadores de Xaxim Reunião com o secretário adjunto de Saúde, André Motta Ribeiro Reunião com o secretário adjunto de Saúde, André Motta Ribeiro

Nesta semana, os vereadores xaxinenses, Antônio Jaime Fortunato da Silva, Joseane Sampaio, Agenor Junior Maier, Alcir Cassaniga e Volnei Dervanoski estão participando, em Florianópolis, do Encontro Estadual de Vereadores (27, 28 e 29 de março) promovido pela União Estadual de Vereadores (Uvesc). Além de aperfeiçoar os conhecimentos acerca de área pública, bem como das funções pertinentes para exercer o cargo público, os vereadores aproveitaram a oportunidade para apresentar demandas da comunidade xaxinense nas Secretarias e Departamentos do Estado.

A primeira audiência ocorreu com o secretário Adjunto de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, para tratar sobre o Hospital Frei Bruno. Anualmente os Hospitais precisam encaminhar a documentação necessária para a contratualização junto ao Governo do Estado para continuar prestando os serviços e recebendo pelos mesmos. A Associação Hospitalar Frei Bruno encaminhou os papéis ainda no ano passado.

Contudo, segundo a vereadora Joseane Sampaio, após ofício circular emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, ascentrais de regulação de internações hospitalares não estarão mais autorizando internações até que se efetue a contratualização e que neste caso o hospital de Xaxim estaria pendente.

O Poder Legislativo, aprovou na última segunda-feira (25), uma moção solicitando ao Governo do Estado para que seja revisto o ofício circular emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, haja vista que o Hospital xaxinense já apresentou a documentação. Durante o encontro com o secretário-adjunto, os vereadores solicitaram o pagamento dos serviços já autorizados e que se disponibilize dos meios necessários para a finalização da contratualização pendente, não comprometendo os atendimentos da população.

O secretário adjunto informou que estarão buscando uma solução a curto prazo para não paralisar os serviços.

PEDIDO DE MELHORIAS NA SC-156

Além de viabilizar a questão do Hospital Frei Bruno, os vereadores xaxinenses também estiveram em audiência no Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) com o secretário adjunto, Pedro Luiz Humphreys Stonoga. A pauta de reivindicações é a melhoria da SC -156, que liga Xaxim, Lajeado Grande e Marema.

Conforme o vereador Agenor Junior Maier, o pedido é por refúgios, lombadas, manutenção e limpeza das sarjetas, além de providências quanto a pontos críticos da rodovia propensos a acumulo de água, bem como buracos em sua extensão. Um dossiê com essas informações já foi encaminhado em outros anos ao Departamento, porém, até o momento nenhuma demanda foi atendida. Esperamos que esse encontro, tenha um resultado positivo.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro