Close Menu

Busque por Palavra Chave

Editorial | Xaxim PODE voltar para o futuro

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/04/2019 14:36
Fernando Fiorentin

O buraco que tanto incomodou as pessoas que transitavam no posto e no supermercado, muitos deles fazendo piada de que ficaria ali por desleixo da prefeitura, má vontade do prefeito e de sua equipe, que o vice e o titular andavam brincando de governar, agora caiu por terra. Não que a dupla Lírio e Adriano não tenha feito possível para evitar a demora, mas a oposição pequena e infantil, que não aprendeu a respeitar as pessoas, não o governo, ria e fazia festa para torcer que aquilo ficasse mais e mais para ser motivo de bandeira nas próximas eleições.

A história de Xaxim é bem isso aí. Também a situação, que agora comanda a municipalidade, fez o mesmo com a obra de Idacir Orso para que ela fosse motivo para derrotar seu governo como o que ocorreu em 2016. Isso tem que parar definitivamente. Está na hora de tudo isso acabar, de vez, tanto de um lado um lado quanto do outro. Isso quer dizer que é preciso fazer, desde agora, uma grande discussão de desenvolvimento de Xaxim. Mas com isso deve ser feito? Apresentando um grande Projeto de Orientação Desenvolvimentista Extensivo, o chamado PODE.

Por que é chamado de PODE? Porque dá conjunção às ações em favor de todos e alcançando cada cidadão. Xaxim pode, Xaxim deve dar um norte para si mesma e oferecer às comunidades um caminho de sucesso para que todos tenham uma vida melhor amanhã. Será neste governo? Claro que não. É um traçado de 20 anos em que, seja quem estiver na prefeitura, faça o que os planos, iniciais, sejam levados adiante independente de quem esteja governando a municipalidade, qual partido for, a liderança que estiver no poder.

Cabe aos vereadores, todos eles, pararem de ficar discutindo tolices, banho em asa de anjo, qualificação do sabão de gelo ou abrir canais de comunicação com o além. Eles, por determinação coletiva, com chamamento de estudiosos em engenharia, economia, infraestrutura, educação, saúde e meio ambiente, possam elaborar um documento comum, com a participação de empresários, estudantes, líderes comunitários, policiais, juízes e promotores, idosos e crianças, unidas em um só Documento Sagrado, elaborarem o PODE para que, em 20 anos, todos tenham uma vida mais digna, seguindo orientações das consagradas ideias elaboradas por todos para que, seguindo à risca, as pessoas possam ter uma vida existencial reconhecida.

Ao prefeito e vice, sendo eles mesmos protagonistas, tenham as respostas da sociedade para que possam dar seguimento ao plano que a todos garante mais qualidade de vida.
Não é um projeto partidário, mas um documento assinado por todos para que, cobrando dos próximos gestores, tudo isso esteja de fato vivo na mente e nas ações das futuras gerações.
É a Certidão de Nascimento de uma nova era. Assim deve ser feito, assim deve iniciar. Quem começar agora, vai dar um pulo no futuro. Não é um documento fácil de fazer e manter a rota, mas quando as pessoas com disciplina e arrojo estiverem unidas neste objetivo de alcance, a ociosa Xaxim será sepultada.

Aquela cidade que disputa entre si grupelhos de famílias, entendendo que são donas de tudo e de todos, deve fracassar de vez para dar lugar às ideias de modernidade, compromisso e sensibilidade social. Se começar agora, fazendo o chamamento despartidarizado, politicamente inserido e sem preconceito de domínio de ideias, o PODE sai do idealismo para fazer Xaxim ocupar seu lugar de respeito para com seus filhos, sua gente, sua libertação e paralisia cerebral.


Alesc - Outubro - Mobile
Floripa - Um novo amanhã - Mobile
Essenciais de Verão
Sorria Palhoça - Mobile
Criança com Visão - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro