Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Chapecó orienta sobre o aparecimento de animais peçonhentos

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/04/2019 11:59
Prefeitura de Chapecó O contato com o veneno  pode ocorrer através de mordidas, picadas, ferroadas, arranhões, contato com a pele ou ainda pela ingestão do animal peçonhento pela vítima O contato com o veneno pode ocorrer através de mordidas, picadas, ferroadas, arranhões, contato com a pele ou ainda pela ingestão do animal peçonhento pela vítima

Nos últimos dias, Chapecó registrou o aparecimento de animais peçonhentos, entre eles cobras, aranhas e escorpiões em bairros e comunidades do interior. Em 2018, em Chapecó, foram registradas 200 casos de acidentes com animais peçonhentos, segundo dados da Vigilância Epidemiológica. Os acidentes por animais peçonhentos ocorrem quando há contato de humanos com animais que possuem a peçonha/veneno como mecanismo de defesa. Esse contato pode ocorrer através de mordidas, picadas, ferroadas, arranhões, contato com a pele ou ainda pela ingestão do animal peçonhento pela vítima.

Para evitar acidentes e orientar à população, o biólogo da Secretaria de Saúde, Junir Lutinski, repassa algumas dicas de cuidado e prevenção. Ele destaca, que na mudança da estação e nas quedas de temperaturas, os animais começam a procurar locais mais quentes, buscam abrigos para esse período e acabam entrando nas casas das pessoas para se alojar.

Dentro de casa é importante cuidado, pois a maioria desses animais tem hábito noturno e acabam entrando em casa e as pessoas acabam não percebendo. Cuidado especial com roupas, calçados, camas encostadas em paredes, e precisa de cuidado para evitar acidentes.

Importante também vedar as aberturas. Cuidar as frestas em paredes, assoalhos e em baixo das portas que precisam ser vedadas e sempre que possível, é interessante colocar telas em portas e janelas. Isso vai evitar que os animais procurem abrigo dentro de casa.

O que fazer ainda: roçar/limpar terrenos baldios e quintais de casas, podar árvores, e evitar que o mato tome conta dos ambientes. Fundamental também é evitar entulhos de madeiras, materiais de construção e tábuas ao redor de casa, pois isso pode servir de abrigo para esses animais, cobras e suas presas.

Importante ao realizar a limpeza de terrenos e quintais, é usar os equipamentos de segurança, como botas de cano longo e luvas de couro, o que ajuda a evitar a maioria dos acidentes. Se for colher frutas em árvores, tome cuidado e observe antes, se não tem nenhum animal parado ali.

Eliminar o lixo. Além de evitar o aparecimento destes animais, também auxilia na diminuição de focos do mosquito Aedes aegypti. Destino correto ao lixo sempre.

Em caso de acidente procurar o serviço de saúde mais próximo para receber cuidado adequado. Se conseguir levar o animal junto é importante para identificar e facilitar o tratamento.

As famílias que conseguirem fazer a dedetização dos imóveis são importantes para que baratas, e outros animais que servem de presa para os animais peçonhentos se instalem dentro de casa, e outros animais entrem em busca de alimento.

SERVIÇO

Em caso de acidentes procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa. Em Chapecó são 26 Centros de Saúde da Família que atendem das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, um PA – Pronto Atendimento no bairro e Efapi, além dos hospitais da Criança, Regional e particulares.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro