O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, cumpriu na última semana uma agenda na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Em pauta, foram tratados assuntos relacionados às instituições comunitárias, como o artigo 170, a regulamentação da Lei das Comunitárias e a parceria da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) com o governo.
O reitor, acompanhado por demais membros da Acafe, esteve com o presidente da Alesc, Júlio Garcia, e com o deputado estadual Rodrigo Minotto. Ambos conhecedores do Sistema Acafe, garantiram apoio aos assuntos que envolvem às comunitárias. "Vivemos em um momento inédito. A Acafe nunca teve essa relação tão direta com os deputados estaduais. Queremos aprimorar a parceria com tratativas como a base nacional comum curricular, capacitação docente e o fortalecimento das licenciaturas no Estado, todos assuntos já tratados com o governador e secretário de Educação e agora firmamos também com a Assembleia", comenta o professor.
Para colaborar com esses assuntos, o presidente da Alesc constituiu, inclusive, uma Frente Parlamentar em Defesa das Instituições de Educação Superior. Integram o grupo, os deputados Rodrigo Minotto, Ivan Naatz, Kennedy Nunes, Marlene Fengler, Sérgio Motta e Jerry Comper. "É um momento muito importante para captação de mais recursos e para aproximação de políticas públicas, cumprindo assim com nossa função enquanto comunitária", complementa o reitor.
Durante a visita à Alesc, estiveram também com a deputada estadual Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia. Na oportunidade, debateram assuntos como uma parceria com o Estado na oferta do Ensino Médio Integral, a formatação de um Seminário Internacional de Educação em 2020 e um debate público sobre o papel da ciência na educação.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro