Provérbio mongol
Provérbio mongol; “ A beleza de um cavalo está em seu trote; a beleza de um homem está em sua verdade”. A Mongólia fica ao norte da china e é uma civilização tão antiga quanto a chinesa. Como sempre foi um povo agropastoril, conhece bem o trotar do cavalo. Entende-se
Que o povo admire o cavalo de trote bonito. O homem de comportamento verdadeiro, porém, é mais bonito e mais elegante do que o mais esbelto trote. A beleza do homem não está no seu exterior nem na sua elegância de suas palavras, mas no falar e no agir verdadeiros. Não sei se o cavalo aprende a ser verdadeiro no pensar, no dizer e no fazer. Podemos afirmar que a verdade é a rainha da beleza.
Tempos sombrios
Há meio século, em 1969, começava o governo Médici, que terminou em março de 1974. Foi o mais fechado de nossa história autoritária recente. O Ato Institucional 5 valia mais do que a Constituição e dava poderes totais ao Presidente o Produto Interno Bruto (PIB) crescia em 10% ao ano, mas houve surpresas total das liberdades. A censura à imprensa e às artes aumentou: músicas, filmes, livros e peças eram proibidos. Os que se levantaram em armas contra o regime foram eliminados. Os que faziam oposição sem vínculos guerrilheiros foram presos e torturados. A desigualdade social se aprofundou e o próprio ditador Médici cunhou uma frase significativa sobre o seu período: “A economia vai bem, mas o povo vai mal”.
Água
Deus, pecamos no passado pela ignorância e muitos continuam hoje pela ganância. Nós, porém filhos, estamos alertas e com a vossa proteção venceremos. E pela vossa bondade de pai não nos deixou faltar a água vossa de cada dia e livrai-nos do mal de a não merecermos.
“Educar é ensinar a olhar para si e para os outros. Educar é reeducar-se, sempre. ”
- Chico Alencar.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro