Close Menu

Busque por Palavra Chave

Guarujá - SP - Mobile

CULTURA

Festival Nacional de Teatro em Chapecó oferece programação em diversos pontos da cidade

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/04/2019 08:33 - Atualizado em 25/04/2019 08:33
Prefeitura de Chapecó Festival iniciou nesta quarta-feira (24), o qual reúne grupos de teatros de várias cidades do Brasil Festival iniciou nesta quarta-feira (24), o qual reúne grupos de teatros de várias cidades do Brasil

Com os espetáculos “O menino que aprendeu cedo demais” da Cia Vento Minuano da cidade de Porto Alegre – RS no Centro de Eventos; o Espetáculo “Baús do Tesouro” da Cia Artística Avenida Lamparina de Jaraguá do Sul – SC no CEU das Artes no bairro Efapi; e o Espetáculo “Pareias” da Cia Asfalto da Poesia da cidade de São Paulo – SP na Escola Básica Municipal Alípio José Rosa na Linha Faxinal dos Rosas seguiu a programação do Festival Nacional de Teatro nesta quarta-feira (24) em Chapecó. A programação segue até o domingo (28) e cumpre seu papel de levar cultura e arte para todos os públicos e nos mais diversos espaços urbanos. Aconteceram ainda nesta quarta-feira (24) a apresentação de Leandro dos Santos com Roda CYR e apresentação do Coro da Orquestra, além dos Espetáculos “Tropeço” da Cia Tato Criação Cênica da Cidade de Curitiba (PR) no teatro do SESC; Espetáculo “Planta do Pé” da Maria Eugenia Almeida da Cidade de São Paulo – SP no Centro de Eventos.

Na quinta-feira (25) a programação terá apresentação do Espetáculo “O velho lobo do mar” com a Cia Trip Teatro da cidade de Rio do Sul (SC); o Espetáculo “Imagina só” da Cia ContaCausos de Chapecó; o Espetáculo “Júlia” com o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado da cidade de Criciúma (SC); o Espetáculo “Tropeço” da Tato Criação Cênica da cidade de Curitiba; o Espetáculo “Chapeuzinho Vermelho” do Projeto Gompa da cidade de Porto Alegre (RS). Além delas ainda recepção do público com Doutores Risonhos, apresentação do Duo de Flauta e Violão da Escola de Artes de Chapecó.

O Festival acontecerá até o dia 28 de abril em Chapecó e terá diversos espetáculos, oficinas, artesanato local, diversas atrações, apresentações e programação multicultural acontecerão em espaços culturais em vários espaços da cidade, levando espetáculos a espaços abertos e comunidades. Os interessados em reservar espaços para acompanhar os espetáculos podem agendar através do (49) 3319-1011 ou do e-mail secretariadecultura@chapeco.sc.gov.br. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail culturaprojetos@chapeco.sc.gov.br.

Nos dias do Festival Nacional estão previstas 26 apresentações de espetáculos teatrais, com a presença de 19 Companhias de Teatro dos estados de São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As apresentações acontecerão no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, Teatro do SESC, Praça Coronel Ernesto Bertaso, Céu das Artes, Museu da Colonização de Chapecó no Parque da Efapi, Escola de Ensino Fundamental Linha Campinas, Escola Básica Municipal Alípio José da Rosa, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Unochapecó. Todos os espetáculos são gratuitos e a distribuição dos ingressos (nos espaços fechados), será no local com uma hora de antecedência.

Estão confirmadas as Companhias de Teatro: Cia Os Palhaços de Rua; Cia Vento Minuano; Projeto Gompa; Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado; BR SA Coletivo de Artistas; Tato Criação Cênica; Maria Eugenia Almeida (SESC); Dramaturgia Diones Camargo (Palco Giratório SESC); Cia Contacausos; Cia de Artes Vento Negro; Núcleo O Ator Maestro; Cia de La Curva; BlackBerries Wilted Company; Trip Teatro; Cia Asfalto de Poesia; Teatro Por Que Não?; Cia. Artística Avenida Lamparina; Giovanni Venturini; Cia Muiraquitã.

Além de toda programação do Festival de Teatro, terá ainda apresentações Artístico-culturais todas as noites antecedendo os espetáculos no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes; Galeria de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes com a Exposição ANATOMIAS HÍBRIDAS: Inventando Eus - de Lutiere Dalla Valle; Museu de História e Arte de Chapecó aberto para visitação; Espaço Editora InVerso Chapecó com Exposição, Comercialização de Livros e conversa com escritores locais; Artesanato Local com exposição e comercialização; Projeto Gibiteca Itinerante da Escola de Artes de Chapecó.

OFICINAS

Também terá na programação do Festival, oficinas de formação. Elas iniciam na quinta-feira (18) com a Oficina “Experimentação Sonora” que acontecerá no SESC Chapecó. A oficina de Teatro/Música apresentará a partir da experiência de criação da trilha sonora da peça "A mulher arrastada” (que estará no Festival trazida pelo Palco Giratório 2019 do Sesc), possibilidades de se obter som, construir música e desenvolver sonoridades através da pesquisa e experimentação sonora com sucatas e objetos que não são considerados pelo senso comum como instrumentos musicais, além de microfonação e efeitos. O ministrante será Felipe Zancanaro, terá 06 horas de duração e a classificação indicativa é 14 anos.

Depois nos dias 27 e 28 de abril acontecerá a Oficina de Produção Cultural: Projetos/Produção/Acessibilidade com o ministrante será Qiah Salla. A oficina prevê 16 horas de formação com certificação e abordará as temáticas: elaboração de projetos para diversos mecanismos de incentivo à cultura, incluindo a Lei Rouanet; execução de projetos com apresentação de fluxos, metodologias e plataformas que dinamizam e facilitam o dia-a-dia do produtor; lidar com temas relativos à acessibilidade cultural. Além disso, a capacitação também apresentará um rápido panorama das políticas públicas de cultura no Brasil e estratégias e reflexões sobre a formação de plateia e formas alternativas para o financiamento de projetos criativos.

O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, com a parceria do SESC – Serviço Social do Comércio, UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina e ACATE – Associação Chapecoense de Grupos e Artistas de Teatro, com o apoio do Golden Hotel, Mendonça’s Restaurante e Pimenta Preta Restaurante e Pizzaria, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, Unochapecó – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Radar Produções Técnicas, Girassol – Fotografia e Assessoria de Imprensa e Nossa Maloca – Espaço Multicultural.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 25 de abril de 2019 – Quinta-feira

09h – Espetáculo: O VELHO LOBO DO MAR

Cia Trip Teatro – Rio do Sul - SC

Sinopse: Perdido em uma ilha esquecida em algum lugar do Atlântico, seja subindo em um coqueiro atrás de alimento, tentando convencer uma minhoca a ir para o anzol, em busca de um tesouro ou até mesmo fazendo amizade com uma baleia, Charlie mostrará a todos que para tudo na vida há uma saída e que por isso ele é conhecido pelos Sete Mares como “O Velho Lobo do Mar.

Classificação indicativa: a partir dos 4 anos

Duração do espetáculo: 35 minutos

Local: Escola de Ensino Fundamental Linha Campinas

Limite de Público: 200 pessoas

09h – Espetáculo: IMAGINA SÓ

Cia ContaCausos- Chapecó - SC

Sinopse: Dona Jô e Nhô Paulo esperam o público sentados num terreiro de casa na roça. Desfiam um novelo de causos, um arremedando o outro. Contam sobre o baile dos capetas graduados, o primeiro saci que despencou na terra, as roupas desventindo as gentes na casa de dona Bastiana, como a família do Chico Santos virou o bando de passarinho Tangará, e mais um bocado de assunto.

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

Duração do espetáculo: 50 minutos

Local: Museu da Colonização – Parque Efapi

Limite de Público: 40 pessoas

10h - Leitura do Espetáculo: Conversa sobre a concepção do espetáculo, tendo apontamentos de profissionais do Teatro e participação do público (mesmo local).

17h – Espetáculo: JÚLIA

Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado - Criciúma – SC

Sinopse: Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando.Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”.Não é fácil ter pernas!

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

Duração do espetáculo: 50 minutos

Local: Praça Coronel Ernesto Bertaso

Local em caso de chuva: Ginásio da Escola de Educação Básica Marechal Bormann

18h- Leitura do Espetáculo: Conversa sobre a concepção do espetáculo, tendo apontamentos de profissionais do Teatro e participação do público (no mesmo local).

18h30 – Recepção do Público com Doutores RiSonhos

18h30 – Apresentação Duo de Flauta e Clarinete com Programa Arte Cidadã

20h - Apresentação Dueto de Flauta e Violão da Escola de Artes de Chapecó.

Local: Hall de Entrada do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes

19h - Espetáculo: TROPEÇO

Tato Criação Cênica – Curitiba - PR

Sinopse:Tropeço” quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice mostra-se sua solidão e as pequenas ações rotineiras, porém cria-se um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.

Classificação indicativa: a partir de 14 anos

Duração do espetáculo: 45 minutos

Local: Sala Welcy Canals do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

Limite de Público: 100 pessoas

20h30 – Espetáculo: CHAPEUZINHO VERMELHO

Projeto Gompa – Porto Alegre - RS

Sinopse: Com linguagem híbrida, que mescla teatro, dança e música, o espetáculo Chapeuzinho Vermelho é uma experiência que encanta crianças e adultos de diferentes maneiras. O texto de Joël Pommerat, dramaturgo francês, reconhecido por suas narrativas líricas e instigantes para públicos adultos e/ou infantis, traz nesta obra uma espécie de “iniciação ao medo”, como o autor mesmo define, em que a criança depara-se com os riscos e, ao mesmo tempo, o fascínio pelo desconhecido representado pela estrada – ou, metaforicamente, a própria passagem da vida infantil à adulta.

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

Duração do espetáculo: 50 minutos

Local: Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

Limite de Público: 1.000 pessoas

Dia: 26 de abril de 2019 – Sexta-feira

9h – Espetáculo: CHAPEUZINHO VERMELHO

Projeto Gompa – Porto Alegre - RS

Sinopse: Com linguagem híbrida, que mescla teatro, dança e música, o espetáculo Chapeuzinho Vermelho é uma experiência que encanta crianças e adultos de diferentes maneiras. O texto de Joël Pommerat, dramaturgo francês, reconhecido por suas narrativas líricas e instigantes para públicos adultos e/ou infantis, traz nesta obra uma espécie de “iniciação ao medo”, como o autor mesmo define, em que a criança depara-se com os riscos e, ao mesmo tempo, o fascínio pelo desconhecido representado pela estrada – ou, metaforicamente, a própria passagem da vida infantil à adulta.

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

Duração do espetáculo: 50 minutos

Local: Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

Limite de Público: 1.000 pessoas

10h - Leitura do Espetáculo: Conversa sobre a concepção do espetáculo, tendo apontamentos de profissionais do Teatro e participação do público. (Sala Agostinho Duarte)

19h - Espetáculo: DIAS DE SETEMBRO

Núcleo O Ator Maestro – São Paulo - SP

Sinopse: Numa noite de setembro, Henrique volta ao apartamento onde morou com Eduardo e tenta escrever uma carta para seu o ex-namorado. Eles estão separados e, após um ano, Henrique procura entender as razões do término da relação, refletindo sobre o amor contemporâneo, o amor líquido. Divide seu relacionamento em início, paixão, crise e fim e busca respostas nas experiências de vida da plateia, numa interação direta.

Classificação indicativa: a partir de 14 anos

Duração do espetáculo: 55 minutos

Local: Teatro do SESC

Limite de Público: 100 pessoas

19h - Espetáculo: IMAGINA SÓ

Cia ContaCausos- Chapecó - SC

Sinopse: Dona Jô e Nhô Paulo esperam o público sentados num terreiro de casa na roça. Desfiam um novelo de causos, um arremedando o outro. Contam sobre o baile dos capetas graduados, o primeiro saci que despencou na terra, as roupas desventindo as gentes na casa de dona Bastiana, como a família do Chico Santos virou o bando de passarinho Tangará, e mais um bocado de assunto.

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

Duração do espetáculo: 50 minutos

Local: Sala Welcy Canals do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

Limite de Público: 150 pessoas

20h – Apresentação de Violão com Quarteto Suzuki de Chapecó

Local: Hall de Entrada do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes

20h30 – Espetáculo: {ENTRE} CRAVOS & LÍRIOS

BR SA Coletivo de Artistas – Brasília - DF

Sinopse: {Entre} Cravos & Lírios traz à cena uma dupla de vagabundos excêntricos que vivem à margem da sociedade. Um deles faz do cemitério seu lar, movido pelo desejo de nunca estar longe do túmulo daquela que já foi sua amada. O outro é um andarilho que faz do lixo sua companhia mais preciosa. O encontro inusitado entre essas figuras solitárias promove fragmentos tragicamente cômicos que retratam com simplicidade vários aspectos da miséria e da poética humana, em sua nobre capacidade de viver e conviver, apesar de tudo.

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

Duração do espetáculo: 75 minutos

Local: Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

Limite de Público: 1.000 pessoas

22h - Leitura do Espetáculo: Conversa sobre a concepção do espetáculo, tendo apontamentos de profissionais do Teatro e participação do público. (Sala Agostinho Duarte)

Dia: 27 de abril de 2019 – Sábado

10h30 – Espetáculo: JÚLIA

Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado - Criciúma - SC

Sinopse: Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando.Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”.Não é fácil ter pernas!

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

Duração do espetáculo: 50 minutos

Local: Praça Coronel Ernesto Bertaso

Local em caso de chuva: Entrada do Centro de Cultura e Eventos

16h30 – Espetáculo: ABIS/OM

BlackBerries Wilted Company – São José do Rio Preto - SP

Sinopse: Abis/OM é um trabalho solo que busca, por meio de uma linguagem simbólica, silenciosa e contemplativa, descrever as trajetórias do Ser pelos labirintos e abismos da condição humana. O espetáculo, que tem direção e atuação de Gerrah Tenfuss investiga a dramaturgia dos estados corpóreos, ou seja, as possibilidades de transformação das condições psicofísicas do corpo. Segundo Tenfuss, o espetáculo está no limiar entre o teatro e a dança, utilizando os princípios de tempo e espaço do movimento artístico japonês butoh.

Classificação indicativa: a partir dos 14 anos

Duração do espetáculo: 35 minutos

Local: Sala Welcy Canals do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

Limite de Público: 150 pessoas

18h30 – Recepção do Público com Doutores RiSonhos

18h30 - Apresentação com o Coro de Câmara Verso em Voz

Local: Hall de Entrada do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes

19h – Espetáculo: {ENTRE} CRAVOS & LÍRIOS

BR AS Coletivo de Artistas – Brasília - DF

Sinopse: {Entre} Cravos & Lírios traz à cena uma dupla de vagabundos excêntricos que vivem à margem da sociedade. Um deles faz do cemitério seu lar, movido pelo desejo de nunca estar longe do túmulo daquela que já foi sua amada. O outro é um andarilho que faz do lixo sua companhia mais preciosa. O encontro inusitado entre essas figuras solitárias promove fragmentos tragicamente cômicos que retratam com simplicidade vários aspectos da miséria e da poética humana, em sua nobre capacidade de viver e conviver, apesar de tudo.

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

Duração do espetáculo: 75 minutos

Local: Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

Limite de Público: 1.000 pessoas

Distribuição de Ingressos para os Espetáculos em espaços fechados: uma hora antes no local.

Agendamentos para grandes grupos pelo telefone: 3319 1011 e e-mail: secretariadecultura@chapeco.sc.gov.br com Marta ou Marinês

PROGRAMAÇÃO CULTURAL NOSSA MALOCA

16hAbertura do Portões da “Nossa Maloca”

- Espetáculo “Medo Pequeno” com Paulo Freire – Campinas/SP

- Intervenção “Caçada do Saci” com Cia Contacausos – Chapecó/SC

- Intervenções Poéticas e Esquete de Teatro Butoh com Casanova Escola de Teatro – Chapecó/SC

- Teatro Lambe-lambe “Bruxa Roots Masterchef” com Gerliane Mendes – Chapecó/SC

- Exposição Fotográfica “Sensações de Liberdade” de Camila almeida – Chapecó/SC

- Intervenção Artística com Adentro – Associação dos Artistas Visuais da Região Oeste de Santa Catarina

21h30 – Festejo de Encerramento do Festival Nacional de Teatro de Chapecó – Edição 2019

- Teaser de lançamento do Filme “O Poeta de Cordel” e varal de cordéis com Margot Filmes – Chapecó/SC

- Show com a banda “Sopro Difuso” – Curitiba/PR

- Show com “Farofa Trio” – Chapecó/SC


Outras Notícias
Alesc - Outubro - Mobile
Fiesc Outubro - Mobile
Zagonel - Outubro - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro