Close Menu

Busque por Palavra Chave

Paróquia de Xaxim realizará Seminário sobre os Direitos dos Imigrantes

Por: LÊ NOTÍCIAS
30/04/2019 15:20
Valnei Brunetto/Divulgação/LÊ Primeiro encontro de imigrantes aconteceu em julho de 2018 e reuniu cerca de 350 pessoas Primeiro encontro de imigrantes aconteceu em julho de 2018 e reuniu cerca de 350 pessoas

A Pastoral do Migrante da Paróquia São Luiz Gonzaga estará promovendo um Seminário sobre os Direitos dos Imigrantes, na próxima quinta-feira, dia 02 de maio, no piso inferior do salão paroquial, no centro de Xaxim-SC.

O evento terá início às 19h30, sendo que o mesmo será totalmente gratuito e aberto à participação de todos os interessados.

Este será o segundo Seminário a ser realizado pela Paróquia São Luiz Gonzaga, sendo que o primeiro ocorreu em julho de 2018, reunindo mais de 350 pessoas. Desta vez, o objetivo do encontro será promover um maior conhecimento e entendimento dos direitos legais dos imigrantes em território nacional, especialmente no que se refere ao Direito à Saúde, à Educação, à Assistência Social e ao Trabalho, conforme a nova Lei Nacional de Migração, de maio de 2017.

Para dialogar a respeito do assunto haverá a participação de profissionais dessas áreas, contribuindo para o conhecimento e o esclarecimento de questões relacionadas a esses temas, que estão inseridos na nova Lei Nacional de Migração, como direitos reconhecidos e assegurados.

Segundo Valnei Brunetto, membro da Pastoral do Migrante e um dos organizadores do evento, o mundo testemunha hoje um dos maiores fluxos humanos da história. São cerca de 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo que estão em situação migratória, porque foram forçadas a sair de suas casas. Entre elas, quase 25,4 milhões de refugiados, mais da metade dos quais são menores de 18 anos. Há também 10 milhões de pessoas apátridas, às quais lhe são negados o direito à nacionalidade e, consequentemente, direitos básicos tais como acesso à educação, à saúde, ao trabalho e a livre circulação. Esses são dados recentes da Agência do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR, o que revela, no entendimento de Brunetto, que essa é uma das maiores crises humanitárias pós Segunda Guerra Mundial.

Neste sentido, a Igreja busca ser um espaço de acolhimento e misericórdia para com essas pessoas. Afinal, como afirmou o Papa Francisco, em 2016: “ nunca devemos esquecer que os migrantes, antes de serem números, são pessoas, rostos, nomes, histórias”. Ou seja, em primeira e última instância estamos lindando sempre com pessoas humanas – homens, mulheres e crianças. Por isso a relevância do tema e a indiscutível importância da realização desse Seminário, no dia 02 de maio.


Com informações de Valnei Brunetto – Pastoral do Migrante da Paróquia São Luiz Gonzaga.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro