Lê Notícias - - Papo Justo | O que esperamos do Brasil?
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Papo Justo | O que esperamos do Brasil?

Por: Diego Barbiero
08/05/2019 15:34

É do conhecimento popular que a carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do planeta. Em conversas cotidianas, em rodas de amigos, em programas televisivos ou de rádio, a informação propagada é que a população paga muito imposto (referência a tributos, em sentido amplo) e não recebe o devido retorno do Estado.

Isso é verdade. Mas é uma verdade parcial.

Digo isso porque a população brasileira, em geral, não tem definido o modelo de Estado que quer para viver. Vejam: se se deseja que o Brasil forneça educação, saúde, segurança pública, assistência social, estradas, serviços odontológicos, serviços judiciais (a gratuidade do acesso à Justiça, na forma que existe no Brasil, é algo bem incomum), tudo de forma gratuita, o custo da manutenção dessa estrutura haverá de ter uma origem.

A grande questão é a “qualidade”. Manter todos esses serviços com qualidade e eficiência demanda uma tributação ainda superior a essa que temos. Exemplo vivo disso são os países nórdicos, que entregam excelente qualidade de vida à sua população, mas exigem uma contrapartida que pode ultrapassar 50% dos ganhos de um cidadão.

A questão é: quer menos impostos? Então defenda um Estado mínimo, em que exista sempre a necessidade de pagamento dos serviços utilizados. Quer ter todos os serviços entregues de forma gratuita pelo Estado? Não sonegue e cobre dos seus representantes no Poder Legislativo fiscalização e controle nos gastos públicos, assim como sapiência na votação do orçamento.

O certo é que os dois modelos não podem coexistir.


Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro