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Programa PET inicia atividades do ano em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
10/05/2019 09:49
Prefeitura de Chapecó O foco principal das ações está voltado para a Atenção Básica, que ordena a integração com os demais níveis de atenção, para a qualificação dos profissionais na melhoria da Atenção à Saúde. O foco principal das ações está voltado para a Atenção Básica, que ordena a integração com os demais níveis de atenção, para a qualificação dos profissionais na melhoria da Atenção à Saúde.

As atividades do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde/Interprofissionalidade 2019/2021 começaram em Chapecó. No sábado (04) reuniram-se profissionais da Secretaria de Saúde de Chapecó, acadêmicos e professores da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ, para o início das atividades com aula inaugural.

O programa é promovido pelo Ministério da Saúde e tem por principal objetivo a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde-SUS e as instituições de ensino, de modo a promover a Educação Interprofissional-EIP e as Práticas Colaborativas em Saúde.

O foco principal das ações está voltado para a Atenção Básica, que ordena a integração com os demais níveis de atenção, para a qualificação dos profissionais e obtenção de respostas mais efetivas na melhoria da Atenção à Saúde. Para tornar isso possível, atualmente estão envolvidos no projeto cerca de 50 bolsistas, que irão desenvolver junto aos serviços de saúde, ações que envolvam atores do SUS e da comunidade acadêmica, profissionais de saúde, gestores e usuários, com foco na interprofissionalidade, interdisciplinaridade, intersetorialidade, trabalho em rede, integração ensino-serviço e diversificação dos cenários de práticas.

Como coordenadora do projeto junto à Secretaria de Saúde está a enfermeira Saionara Vitória Barimacker. E para ministrar a aula inaugural foi convidada a professora Carla Rosane Paz Arruda Teo, que vem estudando a temática e realizou uma abordagem fortalecendo as prerrogativas de mudanças na dinâmica do trabalho em saúde, fortalecendo o conceito de humanização do cuidado e o princípio da integralidade da assistência no contexto das redes colaborativas na formação para o SUS.


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