Close Menu

Busque por Palavra Chave

Acafe recebe homenagem pelos 45 anos em sessão especial da Alesc

Por: LÊ NOTÍCIAS
10/05/2019 10:25
Unochapecó O professor da Acafe e reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa O professor da Acafe e reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa

No dia 02 de maio de 1974, teve a início a história do Sistema Acafe, que surgiu com o objetivo de desenvolver o ensino superior em Santa Catarina. Agora, 45 anos depois, essa trajetória conta com mais de 140 mil estudantes matriculados em 16 Instituições de Ensino (IES) de 53 cidades do estado. Como forma de reconhecimento por esta história, na última quarta-feira (08/05), a Instituição recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A solenidade ocorreu em uma sessão especial da Alesc e foi proposta pela deputada Luciane Carminatti.

Representando a Acafe, receberam homenagens o atual presidente da Instituição e reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, o secretário-executivo da Acafe, professor Paulo Ivo Koehntopp e o primeiro presidente do Sistema, professor Osvaldo Della Giustina. Também, todos os reitores das 16 instituições participaram da solenidade. Pela Alesc, além de Luciane, esteve presente o deputado Rodrigo Minotto, que atualmente é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina, e o deputado Kennedy Nunes. Ainda, participou o presidente da Academia Catarinense de Letras, Pinheiro Neto, que parabenizou a Acafe e ofereceu um conjunto de livros para cada uma das instituições como forma de homenagem.

De acordo com o presidente e reitor da Unochapecó, este é um momento muito importante para a Acafe, principalmente para refletir sobre todo o desenvolvimento que só foi possível graças à sua implementação. "Lembrar desta caminhada de 45 anos é lembrar de um caminho trilhado por todas as instituições que fazem parte e que conduziram Santa Catarina a esta condição diferenciada de promoção e desenvolvimento de cada região do nosso estado. Em todas as 53 cidades onde o Sistema Acafe está presente nós temos um desenvolvimento notável. Este é um momento de orgulho e muita felicidade", destaca Claudio.

Poder estar à frente da Acafe neste momento, para o professor, é uma sensação única.

"Me sinto honrado de estar representando cada uma das instituições, cada um dos reitores e todas as pessoas que estão por trás delas, como técnicos administrativos, professores e estudantes. É um conjunto de pessoas do nosso estado que estão ligados ao Sistema Acafe, e estar no comando desta entidade, neste momento, é motivo de muita alegria".

Segundo o reitor, a Unochapecó estar representada na presidência da Acafe, é um motivo de distinção. "A nossa Universidade vem se destacando nos últimos anos e apresentando uma série de condições especiais, seja no ensino, na questão do espaço físico ou no desenvolvimento de cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. Enfim, é um reconhecimento desta caminhada que a Unochapecó vem fazendo". Claudio Jacoski afirma que, assim como a Acafe, a Uno está ocupando cada vez mais um espaço de sucesso e conquistando patamares que nunca foram alcançados.

45 ANOS DE HISTÓRIA

O professor Osvaldo Della Giustina viu a Instituição dar seus primeiros passos e todo o crescimento que ela teve ao longo deste período. Ele presidiu a Acafe entre 1974 e 1976 e se orgulha em poder dizer que faz parte da transformação do ensino superior no estado. "É uma sensação que só quem tem oitenta anos como eu pode sentir. Sobretudo ser lembrado dentro de uma imensa árvore, cuja semente nós plantamos há 45 anos, quando Santa Catarina não tinha uma instituição de nível superior no interior do estado", finaliza.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro