Lê Notícias - - Na Essência | Mitos que ainda há nas empresas!
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | Mitos que ainda há nas empresas!

Por: Júnior Chisté
13/05/2019 08:54

Se os colaborador é convocado para uma reunião qualquer qual é de imediato a sua reação?

Frustração, má vontade, pensamentos ansiosos e muita, muita falta de engajamento.

Não para as empresas que estão decididamente a olhar para sua equipe como pessoas, como seres de emoções e sentimentos.

Confesso que tenho ficado por muitas vezes surpreso quando sou contratado para realizar treinamentos em várias empresas.

A demanda? Fazer com que cada um se sinta útil, se sinta confortável em ser na empresa o que é na família, na sociedade. Ser cada um a sua essência.

Assim será para CELESC de Santa Catarina no qual ministrarei um treinamento de três horas nesta sexta-feira.

Mas quais são os principais mitos que ainda há nas empresas que em sua fachada é o "humanismo" (filosofia) mas que na verdade os colaboradores são vistos somente como peças que estão lá diariamente para trazerem resultados.

Vamos a eles:

Trabalho não é lugar para demonstrar emoções
Se você trabalha com seres humanos, tem de lidar com emoções. Ignorá-las, sufocá-las ou invalidá-las apenas jogará para debaixo do tapete questões que devem ser reveladas e debatidas. Essa noção ultrapassada, é uma das principais razões pelas quais as pessoas assumem um comportamento passivo-agressivo. Não tem jeito. As emoções encontrarão um jeito de vir à tona.

É desperdício de tempo conversar sobre os sentimentos dos funcionários
E você tem tempo para lidar com subterfúgios? Com a autocritica de cada colaborador seu? Para voltar a uma mesma questão várias vezes? E para decisões baseadas em erros? Evitar os problemas emocionais da equipe, e nós psicólogos sabemos exatamente o que é isso, só retarda sua manifestação. É preciso dar vazão às emoções. Quando as pessoas não se sentem ouvidas, elas costumam guardar seus sentimentos até o momento em que, frustradas e exauridas emocionalmente, explodem.

As emoções distorcem as tomadas de decisão
Não há decisão sem emoção envolvida. É mais prudente permitir que ela se manifeste de modo a compreendê-la e dominá-la do que mantê-la escondida. Mais cedo ou mais tarde, em algum momento essa emoção virá à tona. Quanto antes lidar com ela, melhor.

Que você meu caro empreendedor e empreendedora possa desenvolver em sua empresa, em sua equipe o desenvolvimento emocional que seus colaboradores necessitam, aí sim vocês verão resultados diferentes e surpreendentes.


Crea Julho
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro