Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | Dia das mães, sabedoria ética e educar

Por: João Lamarque de Almeida
13/05/2019 09:38 - Atualizado em 26/06/2020 12:04

Mãe

Ser mãe é a virtude mais linda. Deus a mulher concedeu e gratificando-a mais ainda. Mãe do filho seu. Mãe. Esse ser de bondade. Que nos deu a vida e luz. É quem melhor na verdade. Nos dá carinho e nos conduz. Não sei de onde vem tata energia. Sem nunca perder a alegria.

Urgência de sabedoria ética

Urge que redescubramos quatro dimensões da ética, nunca sem o outro. Não há ética sem o reconhecimento e respeito pelo outro, na sua indiscutível originalidade. No princípio de tudo, há o dom original. E a marca da gratuidade, do amor incondicional acima de tudo e qualquer negócio ou contrato. A prática da justiça, ligada com a solidariedade com as mais vulneráveis. Sermos uns pelos outros e não uns contra os outros. Abertura ao transcendente, para além da materialidade das coisas. Aqui descobrimos que o amor pelos últimos nos remete ao “amor último”. Sincronicamente, essas dimensões de valores vitais se transformam no GPS que guia o barco de nossas vidas e humanidade para um futuro promissor.

Educar para ser feliz

Percebemos que a grande mudança na forma de comemorar as datas marcadas na infância. Muitas vezes, a criança se sente triste, caso não realize a festa dos sonhos e os pais se sacrificam para vê-la feliz. Família e escola devem refletir sobre o real motivo de uma comemoração; reunir quem já amamos para celebrar e agradecer as conquistas da vida. Planejar e fazer a festa, junto com a criança, de forma simples, criativa e original, reduz gastos, evita desperdícios e imprime valor ao que se faz. Educar com amor é educar para ser feliz.

Pensamento

O verdadeiro educador é aquele que nos ensina a gostar de livros.

- José Muniz


Alesc - Outubro - Mobile
Floripa - Um novo amanhã - Mobile
Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro