Considerada uma das mais antigas do mundo, a Universidade de Bolonha, na Itália, é referência em questão de ensino e pesquisa nas diversas áreas do conhecimento. Esse aprendizado todo, agora ficará ainda mais perto do Brasil, através da Unochapecó. Isso porque as duas instituições assinaram, na última terça-feira (14/05), um convênio que prevê o intercâmbio de estudantes e professores para atividades de docência e pesquisa.
A parceria surgiu pois duas pesquisadoras italianas já estão no Brasil e participam de um projeto de pesquisa arqueológica em conjunto com a Unochapecó, através do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom). Entre elas, a professora Giulia Marciani, que participou do ato de assinatura do convênio.
Para a coordenadora do Ceom, professora Mirian Carbonera, esta parceria representa uma oportunidade de desenvolver novas pesquisas e trocar experiências. "Teremos novas chances de intercâmbio de docentes e discentes, tanto para estudantes de graduação como de pós-graduação strictu sensu. Especialmente agora que a Universidade tem dois doutorados novos, essas ações fortalecem a nossa internacionalização", destaca.
O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, afirma que poder assinar o convênio com a Universidade de Bolonha é motivo de muito orgulho para a Instituição. "Esse convênio é amplo, pois permite várias ações da Uno, com o envolvimento do Ceom e do mestrado em Educação, por exemplo. Todos ganham com isso, pois firmamos essa parceria com uma grande instituição em nível mundial", finaliza.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro