Quem é que não lembra dos avós, pais ou vizinhos contadores de histórias? Ou das rodas noturnas, onde todos sentavam-se ao lado do orador, atentos aos nostálgicos causos de criaturas fabulosas e eventos que desafiavam a realidade? Pensando nisso, a Cia ContaCausos, em parceria com o Sesc Chapecó, preparou três atividades nesta semana para ouvidores ávidos.
Idealizada pela contadora de histórias Josiane Geroldi, há sete anos a Cia desenvolve pesquisa de narrativas orais, mapeando contos, em especial, da região Oeste de Santa Catarina. Resultado dessas pesquisas, os espetáculos contribuem com a permanência do folclore regional e da cultura popular. “As narrativas tradicionais trazem uma grande carga do que somos, cada um ao seu tempo, do seu modo, com o seu sentir e entendimento. Então, se você se permite atravessar a ponte conduzido pelos contadores, pode encontrar maravilhas do outro lado, no encontro com você mesmo”, comenta Josiane, contadora há mais de 10 anos.
Contos para todos os gostos
O “Café com Histórias” inicia a programação de atividades na quinta-feira (09), às 20h, na Biblioteca do Sesc em Chapecó. Na sua quarta edição, o evento promove a contação de contos, convidando crianças, jovens e adultos a imergir na atmosfera lírica que as histórias proporcionam. A classificação indicativa é livre e recomenda-se chegar com antecedência.
No sábado (11), será a vez das histórias macabras. O espetáculo “Visagem” surgiu a partir de estudos e entrevistas que Josiane realizou com moradores do interior de cidades da região, evidenciando, sobretudo, a oralidade cabocla. A apresentação compila crenças e relatos de histórias sobrenaturais, percorrendo o real e o imaginário dos acontecimentos. Este espetáculo tem classificação de 14 anos e será à meia-noite de sábado para domingo, no Teatro do Sesc em Chapecó. Chegue cedo, pois a distribuição de ingressos será feita uma hora antes do evento.
Para fechar a semana, domingo (12) será dia de evocar redemoinhos e trançar a crina do cavalo. “Foi Coisa de Saci” percorre contos da oralidade brasileira sobre o menino de uma perna só e capuz vermelho. Preso numa garrafa e com a proteção de algumas peneiras, Josiane apresenta o danado ao público, lembrando as molecagens que ele prega no cotidiano. O espetáculo é livre para todos os públicos e será ao ar livre, no Complexo do Verdão, às 16h30.
PROGRAMAÇÃO:
Quinta-feira (09/02) - Café com Histórias
Local: Biblioteca do Sesc em Chapecó
Horário: 20h
Classificação: Livre
Sábado (11/02) - Visagem
Local: Teatro do Sesc em Chapecó
Horário: 0h (meia-noite de sábado para domingo)
Classificação: 14 anos
Domingo (12/02) - Foi Coisa de Saci
Local: Complexo do Verdão
Horário: 16h30
Classificação: Livre
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro