Close Menu

Busque por Palavra Chave

AQUI TEM GOVERNO

Na Essência | Redes Sociais: vantagens ou desvantagens?

Por: Júnior Chisté
20/05/2019 12:00

Há na verdade nós dias de hoje uma grande discussão: de um lado as redes sociais são indispensáveis, geram lucros, criam um novo círculo social e trás conhecimento fácil e instantâneo.

Por outro lado simplesmente tem afastado as pessoas do olho no olho, gera a falta de empatia.

Você, meu caro leitor e leitora, tire suas dúvidas:


As redes sociais possibilitam muitas atividades positivas e facilitam a vida de pessoas e instituições, elas criaram espaços para novos tipos de negócios, novos empregos, novas formas de comunicação.

Uma das grandes vantagens é a comunicação instantânea que as redes sociais oferecem. Podemos compartilhar informações, notícias, eventos muito rapidamente, os acontecimentos do mundo podem ser acompanhados e divulgados em tempo real.

Por meio das mídias digitais, podemos encontrar pessoas, grupos e assuntos que nos interessam, podemos fazer amigos ou reencontrar pessoas que fizeram parte de nossas vidas em algum momento.

Podemos encontrar trabalhos, estabelecer ligações profissionais, podemos também divulgar nosso trabalho, mostrar nossas habilidades, vender produtos.

Redes sociais também são canais de entretenimento, podemos ler artigos e postagens que nos interessam, ver vídeos, fotos etc.

Desvantagens

Uma desvantagem que provavelmente todos nós sentimos com as redes sociais é a perda de concentração, e a procrastinação.

São tantas informações, tantas novidades o tempo todo, que muitas vezes acessamos uma rede social por um fim específico e nos perdemos em outras coisas que nos chamaram a atenção.

Se não mantermos o foco, podemos perder horas navegando e deixamos de fazer atividades que são mais importantes no nosso dia a dia. Podemos atrasar trabalhos, ou gastar horas com assuntos que não nos estão acrescentando.

Além disso, muitas vezes nos esquecemos da nossa vida ‘real’, nos tornamos seres muito sociais nos meios digitais e ao mesmo tempo nos fechamos para as pessoas que convivem conosco no dia a dia.

Por isso, é importante saber usar as redes sociais com moderação e ter foco e bom senso.

No setor empresarial, uma outra desvantagem das redes sociais é o vazamento de informações de dentro das organizações.

É interessante evitar algumas exposições desnecessárias da empresa, como por exemplo, o compartilhamento de algumas fotos, brincadeiras, marcações, atividades internas.

Compartilhar algumas atividades da empresa e o entrosamento dos funcionários, pode ser uma forma interessante de engajamento e marketing nas redes sociais, mas é preciso ter bom senso e saber avaliar o que pode trazer uma imagem positiva e o que pode queimar o filme da marca.


Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro