Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

Memórias do Campo | Devoção à Nossa Senhora do Caravaggio

Por: Luiz Dalla Libera
24/05/2019 09:27 - Atualizado em 24/05/2019 09:30

A tradição e devoção de nossa Senhora de Caravaggio da Itália, na região de Milão e o local de Caravaggio, foram introduzidos no Brasil no século XIX, pelos imigrantes italianos, que chegaram ao Rio Grande do Sul pela Serra Gaúcha. Hoje, a maior devoção ocorre na Festa de Caravaggio dos Romeiros no município e Paróquia de Farroupilha (RS). O que aconteceu foi que a padroeira deu o nome à capela da Linha Limeira há mais de 70 anos.

Era no tempo de muitas dificuldades no transporte das indústrias e comércio, que sustentava a economia de Xaxim, juntamente com a madeira. Ela não era comercializada apenas em Xaxim e na região, mas também na Argentina. Já o transporte era feito por via fluvial no rio Uruguai, com balsas de Goio-Ên e a São Tomé. O transporte fluvial era só após as enchentes ou muita chuva.

Os meus pais contavam que há mais de três anos que não caíam chuvas suficientes para o transporte fluvial. Para o saudoso Mario Ferrazzo (in memorian), a sua maior economia era a indústria e o comércio da madeira. Ele tinha o custo de serrar e para o transporte até Goio-Ên, a madeira ficava lá parada e apodrecendo nas balsas. Com toda a certeza, ele tinha muitas dificuldades. Ele não ficou só no desespero, como era um homem de muita coragem e fé fez um voto à Nossa Senhora, que se chovesse em breve para o transporte da madeira, ele ia doar a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio como Padroeira da Capela de Linha Limeira.

Eu não tive a informação se foi muito tempo para cair as fortes chuvas, mas com certeza, logo a chuva veio, porque eu me lembro que no início da década de 1950, ele sempre participava nas festas da Padroeira de Caravaggio, não apenas para festejar, mas também na participação da missa. No início, ele vinha de um bonito cavalo preto e depois de carro. Quando ele faleceu, sua família continuou com a devoção.

MILAGRES

Nossa Senhora de Caravaggio não foi apenas aquele milagre em Limeira, sou testemunho de vários milagres. Em 1958, uma mulher inocente foi atingida na cabeça por um disparo de bala perdida, em um baile na Vila Diadema. O estado de vida era quase certeza para o médico de Xaxim, mas os parentes levaram-na para Porto Alegre (RS), na Santa Casa. Enquanto ficou internada, os familiares e a comunidade estiveram numa visita do padre e uma missa na Linha Limeira. Naquela época, as paróquias cobravam para celebrar uma missa, numa taxa anual de R$ 50,00. Como a família da paciente não tinha coo pagar, foi feito uma ajuda conjunta de quatro amigos e pagaram o valor.

No dia 26 de maio, era o dia da festa da Padroeira com missa e a mulher também fez seu voto. Ela queria participar da missa e ia de carroça até lá, todos na igreja ficavam sentados e o milagre aconteceu. Foi pela fé distante, cerca de quatro quilômetros, que ela ficou ajoelhada igual às outras pessoas e depois, ficou 100% curada, como antes do incidente. Anos depois desse caso, uma senhora do Rio Grande do Sul mudou para a Linha Limeira. Ela não tinha nenhuma doença corporal, mas sim uma doença mental. Por esse motivo, ficou quase vinte anos sem sair do seu quarto para não “incomodar” os familiares. Assim, eles pediram à Santa que a curasse, para que ela tivesse uma vida normal.

Na primeira missa celebrada, estou bem lembrado, que era sábado de manhã e à época, só havia missa matutina. Num dia chuvoso, a mulher foi assistir à missa. Quase ninguém a conhecia e há dois meses ela morava na Linha Limeira. Em outra missa, à noite, houve um brodo com uma dancinha de aniversário, onde aconteceu a surpresa na casa de um parente, que ela participou até o início da madrugada. Após aquele dia, ela se tornou uma pessoa como as outras. Gostava de visitar as vizinhas, familiares e os doentes. Como era uma moça solteira e bem de idade, casou-se com um senhor viúvo, mas não teve filhos. Contudo, foi mais do que uma mãe para seu enteado adolescente, que tinha deficiência e precisava de cuidados como uma criança.

No final da década de 1970, a nossa irmã Elza foi morar em Xanxerê. Hoje, morando em Ponta Grossa (PR), ela sofreu um enfarte e quase perdeu o movimento total do corpo. Para verificar as horas, Elza tinha que usar o relógio no braço direito, porque o esquerdo ficou sem movimento. Ela foi internada em Xanxerê, Chapecó e por fim, em Florianópolis, então, nós não acreditávamos mais na sua recuperação total, mas na vida de quem tem fé, a esperança é a última que morre.

Enquanto estava internada em Florianópolis, os parentes e as famílias solidárias de Linha Limeira, devotas de Nossa Senhora de Caravaggio, fizeram a mesma arrecadação de devoção para a Virgem de Caravaggio, como o caso da mulher baleada. Uma ajuda de fé e devoção, acreditando nos milagres da Santa e mandando celebrar missas, pagando compartilhado o valor mais baixo. Quanto mais a participação da comunidade, mais forte é a corrente de fé.

Oracione Della Nostra Madre Di Caravaggio

Arricorde-mi hó granda Madre Virgine

Maria che mai ti glio fato la tua attenzione

Che vói gíamai me glia alaásciatto e abandomatto e di fármi il tuo socorro o il consolo quando io glió visitáto e invoccaátto in túo santuário o lla Chiesa á firma de implorare e suplicare lá vostra protezione e assistenza Che cozi viveró alegro com úgulale pêde com lá Madre de Santitá, Hó! Virgine dele Virgine à vóis recorro, há vói mi avaglio misollievoo e mi conforto, solto il vostro peso de imei pecaátti, humigliato mi protegio ai vostri piedi.

Io mi, rijeto e mi ripúdio ale mie súpliche e priguiere.

Hó virgine di Caravaggio! Chesípiedegno àsccoltrarmi il propizio, lavosrevole de arivare ala grázia che ti glió domondá ame.

Luiggi Dalla Libera.

Ventisei dí maggio il giorno di la madre di carravaggio. La storia dil miragolo de –la aparzione le stato cosi.Nel paezoo dela Itália dil lanno di unomilequatro centotrentadue, il giorno, ventissi di maggio perquela stagione lá essere state o verão, e la regione pertenseva a milão.

Lá resideva uma simpia muglier. Lavoaradora, lle sue diverzione podeva esssere: Sofredora, Supportadora, Quelo giorno lle stato bárbaro, feroge e salvaggio, per caso dil marito e malvaggio. Má quelo giorno dopo di on gran bastonamento, Joanetta lle stata obrigata, podena o non podeva á andare cercare Pascolo ale Bestie que sera la ábitude, giorno á giorno.

No per neccecitá ma vero per rivarsa e vingança que il marito carnefice il voleva. Prima la glia taglia in pascolo d dopo la há únito e lá glia taglia in pascolo e dopo lo há únito e lá v~eduto che carricare tuto non la podeva e fare due viaggi resteva molto tardi e lesare on pó per altro giorno, trista e desconsolada la há suspeita nuovi mali e bastonamenti, dil inútile marito gli favera, lá há penssato e penssatonela virgine maria e lá si há ginocciatta in terra dura e freda e la, há ociatto nel cíelo inquello fine di giorno. In quelo momento la há vesto unaparizzione, uma linda, bela e gentile signora com on manto bianco lungo fina e on vestido azulo quela muglie sole podeva essere la virgine Maria. E accostarse nela simpia muglier sofretora que nei occhi lle lagrime le laveva il viso e a fácchia e há glia dito corraggio, fede e speranza que lle tue devo izione e orazzione io lle ho asccoltate que lle il mio meglio giúbilo e anche alegria.

Vá pronunciare lle me parole é tuti que vói trovare nela strada e caminho, má joaneta il segreto non lo há capito e lá domandamia cara e bela signora chi me autaria há comprire-uma gran e forte missione?Qui va darmi credite há uma picola lavoratora, dominata e maltratata tuti i giorni! Na maria la gliá há dito: si il pópolo nol grede, o non i glia fede nele tue pur~e e sincere parole e vóce, díquêle e qui crêdele che llê vere e mie e que il mio figlio il cera pronto há discacaricare e castigare pene il cera pronto há discacaricare e cadticare pene ai momi pieni de vizil e pegati e che i vive com il ódio rábia e rinha e, noni crede nella legge divina e santa non sta temare há respndesto maria Nantra volta há glia dito. Io staró com voi e comproveró e comfermaró lle tue parole, e maria lle desaparecesta in quela ora non podeva esserenotte o ancora giorno, e lá há lasciato signali dei piedi nela terra.

In quielo posto per il clima essere secco, má há venuto on sorgente di ácqoa, uma bela e virgene ecologia naturale di bela e virgine sorgente ecologia de àcqoa: limpa, chiara, cristalina e freda. Uno dei molti miracoli lle acontecesto in quelo locale altro giorno uno ímpio incrédulo sensa credenta e fev nela virgine Maria gliá butá on bastão secon nela Fontana, quelo lle stato tuto per gran difamazione e zombaria. Má in quelo próprio momento e bíelim Fiori profumatti che sole in formosi e beli tardini si trovava.


Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro