Close Menu

Busque por Palavra Chave

Maier sugere que vereadores de Xaxim cumpram expediente

Presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim ainda conferiu a situação dos eco parques (Foto: Câmara de Vereadores de Xaxim) Presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim ainda conferiu a situação dos eco parques (Foto: Câmara de Vereadores de Xaxim)

O presidente da Câmara Vereadores de Xaxim, Agenor Junior Maier ( PP ), levantou já na primeira semana de trabalho da Casa Legislativa o debate sobre a proposta de que os vereadores cumpram expediente no Legislativo, esta que foi bem aceita por todas as bancadas.

A proposta, que deve ser oficializada nos próximos dias, obriga que cada vereador dê expediente de pelo menos cinco horas semanais, além das reuniões de comissão, seções ordinárias e extraordinárias. Para que seja possível o expediente dos legisladores, algumas alterações no espaço físico da Câmara serão necessárias.

O projeto visa também transformar a sala que até o final de 2016 era utilizada pela Secretaria Municipal de Esportes em gabinetes das bancadas. Cada um dos quatro partidos que compõem o legislativo (PP, PSB, PSD e PMDB ), terão um gabinete para que os vereadores possam realizar os atendimentos à população.

Reuniões transmitidas via internet

Outra proposta do presidente e que também é vista com bons olhos pelos demais vereadores é a transmissão ao vivo via internet das reuniões de comissões parlamentares. A partir desta alteração, qualquer cidadão poderá acompanhar todas as discussões e estudos dos projetos que dão entrada à Casa Legislativa pelo site da Câmara (www.camaraxaxim.sc.gov.br).

“Acho muito importante essas duas indicações e fico feliz pelo fato de todos os vereadores terem apoiado indistintamente. Serei um presidente que usará de muito diálogo com todos os vereadores, de todos os partidos, e não irei tomar decisões sem consultar a minha mesa diretora e os demais colegas. O expediente dos vereadores é algo que a população pede muito e acho que é nada mais do que justo. Este projeto ainda não foi para votação mas todos já se manifestaram favoráveis, acredito que não haverá problema", destacou Maier.

Ele ainda reforça a importância de divulgar as atividades para a população, que boa parte desconhece como funcionam. "A transmissão das reuniões de comissão é outra coisa muito importante, porque eu mesmo senti na pele o fato de boa parte da população não entender muito bem como funciona o trabalho da Câmara e isto não é culpa deles, é falta de divulgação mesmo. Com a transmissão ao vivo das comissões, a população vai perceber que os projetos são amplamente discutidos e debatidos antes de serem votados em plenário. O ato de votar em plenário de certa forma é simbólico, porque os vereadores já tomaram suas decisões nestas reuniões que acontecem antes das seções ordinárias ou extraordinárias. Assim, o cidadão também poderá acompanhar mais o trabalho do seu vereador, vai poder conferir se realmente o vereador estudou o projeto antes de dar seu parecer”.

Eco parques em situação preocupante

Durante a semana, o presidente também realizou visitas in loco aos eco parques da cidade, no bairro Guarani e o Sol Nascente, no Distrito Industrial, onde infelizmente se deparou com uma situação bastante preocupante. “Em visita aos dois eco parques da cidade fiquei muito triste com o que vi. Depredação, vandalismo, abandono e muito lixo espalhado. No bairro Guarani roubaram toda a fiação elétrica e as lâmpadas, destruíram os postes de iluminação e a ponte está praticamente caindo. Lá no Sol Nascente da mesma forma, as trilhas tomadas pelo mato e a casinha que foi construída naquele local mais uma vez foi invadida pelos vândalos, que deixaram as portas quebradas. A situação é lamentável. Temos que tomar providências com relação a esse problema urgentemente”, comenta.

Maier valorizou a iniciativa do presidente da CDL, Rodrigo Savaris, que deve sugerir aos associados da entidade um acréscimo de R$ 5 no valor das mensalidades, para que este valor seja revertido na contratação de pessoas para fazer a segurança dos eco parques.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro