Close Menu

Busque por Palavra Chave

FIOS DE ALEGRIA

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim conta com banco de perucas e recebe doações de cabelo

Assessoria RFCCX Mariana com a voluntária Mari Stella da RFCC Xaxim em 2017 na sua doação Mariana com a voluntária Mari Stella da RFCC Xaxim em 2017 na sua doação

Fazer o bem sem olhar a quem. Este pode ser o lema deste belíssimo trabalho de doação de amor e carinho. Desde julho de 2017, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim, em parceria com a voluntária Mara, realiza um trabalho de doação de cabelos e banco de perucas em prol da autoestima de várias guerreiras.

Mara Gracinda, popular Mara, tem 53 anos e mora em Joinville mas é natural do Mato Grosso e é lá que sua história com trabalho voluntário começa. No início, Mara trabalhava em ajudar as mulheres ribeirinhas que perdem seus cabelos nos motores dos barcos da região. “Antes eu trabalhava com as mulheres ribeirinhas que perdem os cabelos no motor dos barcos e que sofrem escalpes. É muito triste. Ali, eu aprendi a amar e ser voluntária com muita dedicação” relata Mara. Atualmente Mara, que é voluntária há 25 anos da Rede Feminina de Joinville, coordena o projeto “Fios de Alegria” que está presente em 47 unidades em Santa Catarina pela Rede Estadual há 4 anos.

O trabalho que é todo voluntário exige muita dedicação e amor pela causa, Mara passa por cada unidade recolhendo as doações, deixando perucas, lenços, turbantes, caixas coletoras e manuais de doação. “Eu passo a cada 2 meses nas Redes para fazer a arrecadação das doações e já deixo as perucas para estarem dando este apoio para as pacientes. Tenho uma ajuda de custo simbólica de cada rede, como elas podem me ajudar, nenhum valor especificado, o projeto em si não tem nenhuma ajuda, eu mesma montei pra ficar tudo lindo e organizado nas unidades das Redes, eu e mais 3 pessoas confeccionamos as perucas em Joinville mesmo”, conta a voluntária.

O trabalho de Mara é de se orgulhar por conter tanto amor a causa. Gratidão e fé são tudo que ela pede para continuar ajudando mais e mais mulheres. “Quero que deus me dê muitos anos de vida para eu continuar levando este trabalho do coração e resgatando auto estima a tantas pessoas que necessitam”, finaliza.

A estudante de 21 anos, Mariana Della Betta, realizou a doação de cabelos para a Rede Feminina de Xaxim em 2017. A doação teve um carinho especial pela estudante. “A doação foi muito importante, além de mexer muito com meus sentimentos, pois me coloquei no lugar das mulheres que precisam. Acho que quem recebeu ficou tão feliz e é isso que sempre busco. Eu tenho admiração enorme por essas mulheres guerreiras que enfrentam o câncer. Elas possuem uma força incrível para enfrentar tudo. E com as perucas elas se sentem ainda melhores”, conta Mariana.

Por fim, a estudante encoraja a todos que tem vontade de colaborar com este ato. “Gente, cabelo cresce! Façam este ato tão lindo, você sentirá uma alegria imensa. E pode ter certeza que seu cabelo será muito amado e cuidado por quem precisa”, finaliza.

Como faz para doar cabelo? Orientações:

  • Corte o cabelo seco, em sua forma natural. Os cabelos precisam ter, no mínimo, 20cm para ter melhor aproveitamento.
  • Ao contrário do que muitos dizem, não importa se tem química ou é pintado.
  • Para doação, as mechas tem que ser separadas e emborrachadas, para não se desfazer.
  • O cabelo também é considerado como um órgão que pode ser aproveitado desde que esteja em perfeito estado. Para ser armazenado, os mesmos devem estar secos.
  • Peça o seu cabeleireiro para cortar da melhor forma possível para fazer a doação.
  • Leve ao um posto de coleta ou mesmo em alguma Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Obs: Para confeccionar uma peruca, são necessários pelo menos 300g de cabelos. Por isso, cada peruca usa pelo menos três doações. Os cabelos são misturados com outros da textura mais próxima possível. A peruca é confeccionada sem corte mesmo: quem faz o empréstimo só pode cortá-la de acordo com a autorização da instituição.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro