O prefeito Luciano Buligon sancionou nesta terça-feira (28/05) a Lei Municipal nº 7.241, que institui no Município de Chapecó a Semana Municipal do Lixo Zero, a ser comemorada, anualmente, na última semana do mês de outubro.
De acordo com o prefeito, trata-se de instrumento de política pública socioambiental com diversos objetivos. O primeiro deles, proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, Poder Público, iniciativa privada e a população em geral.
Além disso, fomentar a economia solidária, e inclusão social; propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos; promover ações educativas e de conscientização; incentivar o consumo consciente; realizar palestras, fóruns, seminários e eventos em geral, bem como ações coletivas de limpeza em espaços públicos do Município; disseminar e proporcionar a produção científica e acadêmica.
O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, ou seja, em casa, no trabalho, na escola, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração.
A ideia é esclarecer o que é o lixo e orientar as pessoas a mudarem seus modos de vida e práticas, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A metodologia é implementada pelo Instituto Lixo Zero Brasil.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro