Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

Semana Municipal do Lixo Zero será em outubro em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/05/2019 11:49
Prefeitura de Xaxim Programa Lixo Zero proporcionará ambientes para discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos Programa Lixo Zero proporcionará ambientes para discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos

O prefeito Luciano Buligon sancionou nesta terça-feira (28/05) a Lei Municipal nº 7.241, que institui no Município de Chapecó a Semana Municipal do Lixo Zero, a ser comemorada, anualmente, na última semana do mês de outubro.

De acordo com o prefeito, trata-se de instrumento de política pública socioambiental com diversos objetivos. O primeiro deles, proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, Poder Público, iniciativa privada e a população em geral.

Além disso, fomentar a economia solidária, e inclusão social; propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos; promover ações educativas e de conscientização; incentivar o consumo consciente; realizar palestras, fóruns, seminários e eventos em geral, bem como ações coletivas de limpeza em espaços públicos do Município; disseminar e proporcionar a produção científica e acadêmica.

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, ou seja, em casa, no trabalho, na escola, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração.

A ideia é esclarecer o que é o lixo e orientar as pessoas a mudarem seus modos de vida e práticas, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A metodologia é implementada pelo Instituto Lixo Zero Brasil.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro