Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vereadores xaxinenses visitam Polícia Militar

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/02/2017 17:24 - Atualizado em 06/02/2017 17:27
Vereadores foram recebidos pelo cabo Priori e cabo Mauro (Fotos: Câmara de Vereadores de Xaxim) Vereadores foram recebidos pelo cabo Priori e cabo Mauro (Fotos: Câmara de Vereadores de Xaxim)

Na tarde de sexta-feira (03) os vereadores José Carlos Viecelli Della Betta (PSD), Alcir Cassaniga (PP), Joseane Sampaio (PMDB) e Maria de Lourdes Fonini (PSB) realizaram uma visita à Polícia Militar de Xaxim. O objetivo do encontro foi saber como está o andamento dos trabalhos, mas principalmente a necessidade da vinda de mais policiais, que é um problema de longa data.

Os vereadores xaxinenses foram recebidos pelo cabo Priori e cabo Mauro. Os policiais explicaram que atualmente a PM de Xaxim conta com 22 policiais, contudo, destes, dois ficam de férias, três policiais no administrativo e um, coordena o Proerd. “Nosso efetivo é baixo!”, declarou cabo Mauro. Ele contou que há 20 anos, quando iniciou seu trabalho como policial no município, o efetivo já era pouco, de 16 policiais, e muito tempo se passou e pouco foi feito.

Na ocasião, os policiais explicaram que a demanda é por material humano, pois a estrutura física está excelente, mas, o que falta são pessoas para colocar nas ruas. Agora, no período de férias, a PM está conseguindo fazer rondas com duas viaturas.

"A tentativa de trazer mais policiais militares para Xaxim precisa partir do lado político", salientou o cabo Mauro. Ele citou exemplo dos municípios de Lajeado Grande, que hoje conta com quatro profissionais; Marema e Entre Rios que possuem cinco cada, que a força política falou mais alto.

Em 2015, foi cogitado de transformar Xanxerê em Batalhão e Xaxim viraria Companhia, mas, em função dos altos custos a ideia foi adiada, contudo ela não foi abandonada. Porém, isso não quer dizer que viriam mais policiais de imediato, os resultados seriam em longo prazo.

Os crimes

Em Xaxim os índices de criminalidade são maiores do que Xanxerê, por exemplo, cidade com maior número de habitantes. Mauro explicou que a criminalidade funciona como um ciclo em nossa cidade. Existe as saídas temporárias dos recolhidos no presidio. Alguns voltam outros não, por isso que em determinadas épocas o índice é maior. Os policiais destacaram o auxilio do promotor de Justiça da Comarca, Diego Barbiero, na parte penal das ações.

Veículo em desuso

Uma situação que foi colocada pelos policiais aos vereadores é uma possível troca de veículos. Isso porque a PM de Xaxim conta com uma Jumper (ambulância) praticamente nova em desuso. De acordo com eles, na época, o responsável achou que seria interessante, mas não atende as necessidades e não é utilizada.

Em conversa com o prefeito Lírio e o vice-prefeito Adriano, ambos concordaram que o veículo seria excelente para a saúde, e em contrapartida, com o dinheiro do rateio das multas de trânsito (em que uma parte vai para PM, outra para Polícia Civil e outra fica para a prefeitura), que possui em caixa, poderia ser usado para adquirir outro carro, pois a necessidade é de um veículo mais alto, tendo em vista os atendimentos que são realizados, principalmente no interior do município.

Os vereadores se colocaram a disposição para pleitear essa troca de veículos juntamente com o Poder Executivo e, na próxima semana uma indicação será feita sugerindo a troca. Além disso, a briga por aumento de efetivo em Xaxim será uma briga constante dos vereadores xaxinense, que há vários anos estão lutando por isso. Todos colocaram a Câmara de Vereadores à disposição para tudo que for necessário.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro