Close Menu

Busque por Palavra Chave

Editora da Unochapecó lança obras sobre educação

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/06/2019 09:16
Unochapecó As obras podem ser adquiridas na Livraria Universitária ou pelo site da Argos As obras podem ser adquiridas na Livraria Universitária ou pelo site da Argos

A Argos Editora da Unochapecó está com novidades. No último mês, foram lançados novos livros impressos e um e-book gratuito, incorporando-se ao acervo das mais de 350 obras já publicadas. Desta vez, as produções contemplam a função educadora no contexto social, a formação do indivíduo e a carreira acadêmica. Os textos são embasados no atual modelo pedagógico e nas experiências educacionais diferenciadas. São eles: Educação e experiência estética, por Alex Sander da Silva, Formação humana na sociedade do espetáculo, organizado por André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller, e A extensão e a pesquisa, organizado por Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues e Maria Aparecida Lucca Caovilla. Os livros podem ser adquiridos na Livraria Universitária e também pelo site da Argos. Confira um pouco sobre cada uma das obras lançadas:

Educação e experiência estética

Este livro trata sobre as experiências educativas, que na sua configuração estético-formativa, contemplam uma compreensão da realidade que ultrapassa o uso de esquemas conceituais. Ao proporcionar o contato com o 'outro', a educação permite experiências enriquecedoras que, ao dissolver os mecanismos de repressão e formação reativos, inaugura uma nova relação da consciência com o mundo. A obra aborda que é necessário que a educação seja mais do que o simples 'ajuste das pessoas' a um determinado sistema social, mas o de compeli-las para propostas que atendam às exigências para formação de 'espíritos livres'.

Formação humana na sociedade do espetáculo

No mesmo segmento está a obra que faz uma releitura dos textos de Guy Debord. Os organizadores deste livro reuniram um conjunto de textos para questionar aspectos fundamentais do funcionamento do mundo educacional e de arrancar cada leitor da sua zona de conforto. Segundo os autores, contestar a lógica do espetáculo hoje não significa necessariamente negar o prazer da cultura de massa. Implica, porém, uma visão de mundo que não se conforme com a falsa unificação das consciências. Este livro coeso ajuda a compreender os desdobramentos do espetacular no último meio século.

A extensão e a pesquisa

Esta obra reflete as diferentes experiências e atitudes integracionistas, protagonizadas por docentes, técnicos, estudantes extensionistas e pesquisadores em diferentes comunidades. Os trabalhos relatam o esforço de um coletivo de pessoas que apostam na extensão e sua relação, não como a imposição de um determinado conhecimento, mas como uma forma de compreender o mundo e de construir alternativas aos problemas reais. Os textos que integram esta coletânea reforçam e fortalecem os laços articuladores da extensão, com a pesquisa e o ensino, demonstrando as formas, o propósito e a razão de ser e existir de cada projeto. Além disso, proporciona aos estudantes o sentido do pertencimento, pois são sujeitos e protagonistas de sua formação, bem como seus principais socializadores.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro