Close Menu

Busque por Palavra Chave

Memórias do Campo | Os Santos Populares de Junho

Por: Luiz Dalla Libera
12/06/2019 09:00 - Atualizado em 12/06/2019 09:02

Apesar do mês de junho ser de 30 dias, ainda é o mês de mais datas de santos populares. A palavra “popular” é porque eles tinham um convívio junto à população. Nesse sentido, inicio com Santo Antônio, que nasceu em Lisboa, Portugal. Em 1195, ele foi batizado com o nome de Fernando, por ter sido ordenado sacerdote e em seguida, ele trocou o nome de Fernando para Antônio.

À época, era lei da Igreja Católica e eu ainda me recordo em 1958, que a Paróquia ainda pertencia à prelazia de Palmas (PR) e o nome de batismo era Antônio Maffessoni. Na ordenação, passou para o nome de padre Fidelis e também para as irmãs religiosas, que cumpriam ordem ao assumir votos religiosaos e trocavam de nome.

Eu me lembro de uma xaxinense, filha da primeira vereadora de Xaxim, Rosa Zambenedetti, a jovem fez os votos de irmã religiosa e seu nome passou a ser irmã Diomar. Recordo-me também que, na década de 1950, os padres da Ordem Franciscana tinham as cabeças carecas, por conta de Santo Antônio. Tinham cabeça “calva” e usavam sandálias franciscanas.

Santo Antônio foi conhecido como santo casamenteiro, não somente por arrumar namoro aos jovens e marcar casamento no futuro, mas também por isentar as noivas das famílias pobres para não gastar com as taxas de casamento. Bem, estou lembrando do meu falecido pai, que nas horas das piores dificuldades, não perdia a fé e dizia “Aiuta Sant'Antonio di Padova”. Significa “Santo Antônio de Pádua, ajude”, em português.

Lembro do dia 13 de junho, na área rural, era um dia como mini feriado religioso. Durante parte da manhã, fazíamos trabalhos mais leves e de tarde, tratávamos de criação de animais, além de irmos para a capela rezar o terço. Embora não sendo o padroeiro da capela, o respeito e a devoção eram fortes. Santo Antônio morreu dia no 13 de junho de 1321, muito jovem, com apenas 36 anos.

Orazzione di Santo Antonio

Ricordimi glorioso Santo Antônio amigo dil amigo mambinho gesú figlio dileto dela maria imaculta. Dique giamai glia sentire ascoltato, que alguno di queli que gliá ricorrestro à voi suplicare lle vostre prootzione que per voi sipiá stato abandonato!

Animato de iguale com la fede, venuto a vói fedele a consolare aflitos gemere e suspiraresoto dei, mei peccati io mi coloco haivosti piedi. Io sono on omile peccatot osaró e mi apresento davanti di vói. Não a rigusarmi, lá mia suplica e le mie preguirer, vói que siamo molto miragoloso insiemeil il cuore dil bambino gesú.

Alcoltrami per voi fávere llê caritá e dignitá e accúdirmi.


Alesc - Outubro - Mobile
Uniedu - Governo SC
Floripa - Um novo amanhã - Mobile
Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro