Close Menu

Busque por Palavra Chave

Memórias do Campo | Santos Populares de Junho II

Por: Luiz Dalla Libera
19/06/2019 10:53 - Atualizado em 19/06/2019 10:55

O dia 21 de junho é comemorado como dia de São Luiz Gonzaga, padroeiro da Paróquia de Xaxim e Protetor da Juventude. A vida de juventude de Luiz foi parecida com a de São Francisco de Assis, a diferença foi que o pai de Francisco era de um rico comerciante e o pai de Luiz também era rico, mas era uma classe mais rica da nobreza. Luiz nasceu em 09 de março de 1568, era filho de Fernando Gonzaga e Maria Santana, sendo o mais velho de oito irmãos.

Seu pai era de nobreza italiana, aliado do governo do país. A educação do pai era de aprender a manobrar armas, como era de costume do povo nobre, sempre metido em guerras. Como filho mais velho, o pai o considerava como herdeiro nobre conseguindo a fortuna latifundiária para a família. Desde jovem, viajava por vários países com seu pai a fim de adquirir experiências em negócios da diplomacia na classe rica e tinha muitos privilégios, como riquezas, prazeres e poderes.

Mas Luiz, aos doze anos, não sentia vocação para administrar fortunas, tampouco de desfrutar privilégios de classes dominantes de seu país. Então, seguiu o caminho da fé cristã e dedicou-se aos estudos bíblicos de Moisés, anunciando os caminhos e a justiça. Leu o evangelho da vida de Cristo e a igualdade do irmão-Deus, que se fez pobre nascido em uma manjedoura, porque não havia lugar na cidade.

O Santo Batismo de Luiz foi um compromisso de seguimento de Jesus, curando doentes, perdoando os pecados e aceitando o caminho da Cruz de Cristo no lugar de riquezas e nobrezas. Ele não queria mais saber de guerras que matam, nem de privilégios, covardias e enriquecimento com patrimônio público e valores ilícitos.

Aos 19 anos, entrou no seminário dos padres jesuítas e fez todos os estudos requeridos para ser padre. Passados alguns anos, surgiu naquela região de Roma uma grande peste, uma doença contagiosa que provocou a morte de centenas de pessoas. Luiz podia ficar bem acomodado e salvo dentro do seminário, como às vezes nós fazemos, mas ele assumiu a organização para o socorro dos doentes. Nessa missão, ele contraiu a doença, morrendo pouco depois em 21 de junho de 1591, aos 23 anos de idade.

Logo após, a Igreja o declarou Santo Padroeiro da Juventude por ser bem jovem e porque preferiu ajudar os doentes e sofridos, em vez de poder, prazer e riquezas. O fato histórico da Paróquia de Xaxim ter escolhido a São Luiz Gonzaga aconteceu na véspera da escolha da futura Paróquia da Prelazia de Palmas. Levou-se pela razão e motivo de que os imigrantes italianos, pioneiros de Xaxim, eram na maioria casais novos, bem próximos à idade de São Luiz Gonzaga.

Orazzione di Santo Luiggi

San Luiggi Gonzaga ti gliá vivesto lá tua gioventú andare, buscare e gradiare a dio e il próximo, atraverso di uma vita di castitá, verginitá e orazzione osservare per lá mostra gioventú conservare e preservare nela i sentimenti dela mobilità dile anime que sempre le glia animá lla vostra vita.

Que la gioventú sempre a trovarei l caminho dela veritá e dil bene, seguire, il apelo de Dio e vivere com la felicita, pacievole ridente ala sua vocazione, edi per lori il exempio di continuare à Gesù Cristo, nel amore totalle assluto e esclosivo in favore dil suo regno. Per Cristo nostro signore. Ame.


Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro