Partido
As siglas partidárias já tiveram sua importância maior no tempo em que, com credibilidade, faziam a cabeça do eleitor. Hoje, os tempos são outros. Com pouco a mostrar, os partidos vão ficando em segundo plano.
Sentimento
O pensamento do eleitor hoje é outro. O sentimento também. Focando no candidato e não na sigla que representa, o eleitor espera, mais uma vez, não se decepcionar. Enganados mais do que uma vez, custamos a crer que novamente poderíamos ser melhor representados. A nova legislatura está aí para tentar provar o contrário.
Chapa quente
A chapa promete esquentar nas fileiras do MDB joinvilense assim que a convenção municipal for marcada. Com o racha formado desde o último processo eleitoral, um cabo de guerra pode acontecer, com interesses em jogo, cabeças vão rolar. O partido, que desde a morte de Luiz Henrique da Silveira não consegue se entender, tem se dividido em grupos, cada vereador tem o seu, ou se não são todos, a maioria deles.
Chapa quente II
Longe de um entendimento, ao que tudo indica, a eleição do diretório municipal deverá acontecer com o famoso bate chapa, que quando acontece em qualquer situação, sempre provoca a divisão.
Itajaí 2020
O deputado estadual, ex-líder do governo de Carlos Moisés na Assembleia Legislativa, Coronel Mocellin (PSL), já não esconde mais o desejo de disputar a Prefeitura de Itajaí. Olhando para a cadeira onde Volnei Morastoni está sentado, o pesselista planeja o que precisará fazer para chegar lá. Podendo encarar nomes, como o do próprio prefeito Volnei, o ex-deputado Paulinho Bornhausen, a tucana Ana Carolina que disputou a prefeitura em 2016, Mocellin se sente motivado para o desafio. Chegar é uma possibilidade, real ou não.
Chefe
Arão Josino, ex-integrante do governo de Raimundo Colombo, que atuou na Secretaria da Casa Civil, também disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados e presidiu a juventude do PSD, vem se destacando a frente da chefia do gabinete do prefeito de Timbó, o também jovem Jorge Krugger. O prefeito pepista, que recebeu o peessedista e deu a ele a oportunidade de ajudá-lo a comandar a cidade, acertou em cheio na escolha que fez.
Isca
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro