Close Menu

Busque por Palavra Chave

AQUI TEM GOVERNO

Memórias do Campo | Santos Populares de Junho III

Por: Luiz Dalla Libera
03/07/2019 10:37 - Atualizado em 23/08/2019 10:58

No mês de junho foram muitos santos. Na última coluna referentes às santidades no mês passado, que é essa, falaremos de São João e São Pedro. Como muitos sabem, junho é mês do Sagrado Coração de Jesus, conforme consta no calendário cristão, como indica no evangelho de Lucas, Capítulo 1, Versículos 57 e 66.

SÃO JOÃO BATISTA

Ainda, indica que João era filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, a Mãe de Jesus. No oitavo dia em que o menino foi apresentado ao templo público religioso, queriam dar-lhe o nome de seu pai. A mãe, porém, disse: “Ele vai se chamar João”. Outros disseram: “Vocês não têm nenhum parente com esse nome!” Então perguntaram ao pai, como ele queria que o menino se chamasse e Zacarias pediu uma pequena tábua, e escreveu: “ O menino se chamará João”.

São João é o único santo a qual a data de santificação comemora-se no dia do seu nascimento. São João foi um profeta como Santo Antônio, sempre fazendo o bem aos pobres necessitados. As festas juninas de hoje e as fogueiras de antigamente foram a recordação do nascimento tão esperado do menino, uma vez que a claridade das chamas foi o aviso de seu nascimento.

Eu tenho lembranças do anúncio do nascimento em nossa família, na Linha Limeira, a qual nós e os vizinhos usávamos esse tipo de comunicação. Quando uma criança nascia ou voltava do hospital, já era combinado colocar um lençol na janela mais alta para o anúncio.

Os alimentos das festas juninas são referentes ao fato de que quando João foi perseguido por Heródes em meio à mata. Desse modo, viveu muito tempo escondido e se alimentava com comidas silvestres, como pinhões, batatas, mel e até gafanhotos. O fato de que as vizinhas da mãe de João, Isabel, após o nascimento do menino faziam as visitas e eram servidas com alimentos quentes como o quentão e café.

Assim como os três reis magos levaram os presentes ao menino Jesus, as nossas mães levavam uma galinha caipira não por necessidade, mas por tradição, a fim da criança passar os quarenta dias de regime, Eu fui várias vezes acompanhar com minha mãe, a pé ou a cavalo, ajudando “carregar a galinha”, como dizia a comare. Comare era comadre melhor, amiga, companheira e vizinha de ajuda e troca de presentes.

Orazzione di San Giovani Batista

Come il Angello ânsia bere acqua piú e correntes, da maneira di San Giovani Batista que suspira lá mia ànima.

San Giovani di nascitá gloriosa anun- ciato dil Angelo., Oveme! Siano hó sede di veritá di elevare lá mia ànima.

Giorno e note solo e lagrime zera
il mio alimento. Aistimi in questo mo- mento que mi sinto tanto só! Gesu que lá afirmazione nó essere nascesto dinessuna moglie alora nessuno piú de voi potere socorrer-mi giá sono sbatuto.

Perque questo tumulto dentro di mé

Confio in Dio, lodarei il Senhor que lui é Deus dela mia salvazione.

Quando mi recordo dil Batezo de messias dele terre delam regione dele fontane dil Rio Jordani, glio certeza de realizare lá mia domanda consedere lá mia grazia glio hede Dio lo elogio in nome de Giovani Batista e só que Lùi intercederá per mim nel di Geú Cristo. Ame.


SÃO PEDRO

Encerro as colunas sobre os santos populares com São Pedro. Até 1965, o dia 29 de junho era um feriado religioso. Hoje, a celebração acontece no domingo. Pedro era um humilde pescador, também chamado de Simão Pedro, apesar de suas falhas graves com Jesus, conforme fala nos Evangelhos das Quintas-feiras.

A vida São Pedro serve de exemplo para todos que são católicos, também pecadores cheios de falhas, de fraquezas humanas. Isso acontece com católicos de fraqueza diferente de São Pedro, quando aceitou o chamado de Cristo. Jesus disse “com essas pedras, edificarei a minha igreja”. Jesus não disse “as minhas várias igrejas”. A Igreja a que me refiro é a que Jesus falou a Pedro, ela chama-se Igreja Católica Apostólica Romana. Católica porque era a única, Apostólica por pertencer ao apóstolo São Pedro e Romana porque a única sede era em Roma.

Pedro foi firme e forte no chamado de Jesus e aceitou o verdadeiro caminho de apóstolo, ajudando a fazer milagres, evangelizar, etc. Pedro não andou dizendo “Eu me converti, eu conheci Jesus”. O caminho de Jesus que Pedro seguiu fazer foi o bem. No chamado de Jesus, Pedro passou a ser seguidor de pescador e influenciava os homens a fim de colocá-los no caminho certo. Foram milagres em trabalhos da pesca para ganhar o pão de cada dia e Paulo auxiliou os homens a seguir o caminho de Jesus do perdão, para não encontrá-lo após a morte, nas portas do céu fechadas e sim, alertas muito espaçosas.

Orazzione di San Pietro

San pietro, lá vostra fraqueza umana vói a portato a negare per tré volte al luono mestre, ma le vostre lácrime ripiangere e convertersi vói gliá arrivatto il perdono .

Ó grande San Pietro dami lá grazzia di vencere ele mie fraquezze umane e pare que a vostra credenza e il vostro que con cristo sípie per io on stimolo que mi porta a vói imitare e cosi, imitaró la credenza di qual oro io morire vói mi havere ricevesto di bracci aperti nela porta dil regnodil Cielo. San Pietro Benedire il Papa, protegere tuta chiesa. Confirmarei fratelli dela pede. Ame.



Alesc - Junho - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro