Close Menu

Busque por Palavra Chave

Representantes do Governo do Estado conhecem a Unochapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/07/2019 09:48 - Atualizado em 04/07/2019 09:51
Unochapecó Foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Unochapecó na área da inovação e o projeto Chapecó@ Foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Unochapecó na área da inovação e o projeto Chapecó@

Na última terça-feira (02), a Unochapecó recebeu o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Amandio João da Silva Junior, e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da Secretaria, Sandro Yuri Pinheiro. Os representantes do Governo do Estado estiveram em Chapecó para conhecer o ecossistema de inovação e aproveitaram a oportunidade para visitar a Unochapecó e as obras do Centro de Inovação Tecnológica.

Segundo o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, a vinda dos representantes da Secretaria foi muito importante para o projeto de implantação da Rede de Centros de Inovação do estado, no qual o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ faz parte. "Na oportunidade, eles puderam visualizar in loco a estrutura, o andamento das obras e as iniciativas que já são realizadas em Chapecó e região, visualizando que há uma cultura de território empreendedor e inovador", explica.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, destaca que o encontro foi muito importante. "Apresentamos o contexto em que se encontra a estratégia do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@. Foi possível elencarmos as ações que a Instituição vem desenvolvendo, resultados e conquistas. Ainda, houve a apresentação do conceito Desbravalley, que vem sendo utilizado por todos os envolvidos com o movimento de inovação do Oeste Catarinense".

Claudio afirma que os encaminhamento dados a partir da visita foram muito positivos, principalmente visando a conclusão da obra do Centro de Inovação, que ainda depende de um recurso estadual para divisórias e mobiliário. "Também se almeja em breve definir a data de inauguração da obra, que depende deste edital para sua finalização. Tenho certeza que o Governo do Estado se surpreendeu com a quantidade de ações e da organização que já realizamos, dando conta que estamos prontos para incrementar com mais ações o desenvolvimento de nosso ecossistema de inovação, que já é um sucesso pelo que vem apresentando, destacando nossa região em nível de estado e de país", completa.

IMPRESSÃO POSITIVA

O secretário Amandio relata que o objetivo da visita foi justamente conhecer as ações de inovação que já estão funcionando em Chapecó. "Saio daqui muito satisfeito com o que vi. Já tinha ouvido falar de como funcionava esse modelo de inovação, numa área em que a economia é pujante para o Estado, e que agora, com essa iniciativa do Desbravalley, mostra que a inovação e esse novo conceito da economia mundial também está presente no Oeste".

Quando o Centro de Inovação for inaugurado, ele estará conectado a uma rede com os demais centros do estado, e para Amandio, mesmo antes de ser lançado, o projeto de Chapecó já serve de exemplo. "Fiquei bastante surpreso com a abertura da Universidade com a sociedade e o setor produtivo. Em muitos lugares temos uma dificuldade muito grande de ter essa conexão, mas aqui não. A Universidade ajuda a puxar esse conceito de inovação, abre as portas para a comunidade e isso é um modelo que deve ser seguido por todas as regiões. Tenho convicção que em pouco tempo essa iniciativa da Unochapecó, liderando esse processo do Centro de Inovação vai se espalhar pelo Brasil inteiro e até mesmo para o mundo, pois é muito interessante e inovador", conclui.


Outras Notícias
Alesc - Outubro - Mobile
Uniedu - Governo SC
Floripa - Um novo amanhã - Mobile
Essenciais de Verão
Sorria Palhoça - Mobile
Criança com Visão - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro