Close Menu

Busque por Palavra Chave

Li, Vi e Ouvi | Educadores, ovelhas e questão e gênero

Por: João Lamarque de Almeida
08/07/2019 09:26 - Atualizado em 26/06/2020 12:09

Para ser professor, é preciso ser herói

Neste país de ponta-cabeça, para ser professor é preciso ser um herói. Em breve, é melhor que eles desenvolvam mesmo superpoderes, seja para desviar de balas ou seja para transcender as necessidades de digamos, se alimentar, dormir ou pagar a conta de luz. Desde já, nossos professores precisam sabe-se lá de que medida de equilíbrio emocional para suportar o deboche dos governantes. Nas universidades federais e privadas, desaparecem bolsas de pesquisas. Uma nova onda vem aí, e até se pode ganhar uma eleição com um exército de robôs propagadores de “fake news”, mas não se pode ignorar as multidões de pessoas que ocuparam as ruas do pais.

Ovelhas de fralda

O curioso é como as ovelhas de fralda colocam o trabalho catarinense no mapa nacional. Mostra a importância do trabalho de pesquisa estar conectando com a realidade local de produção e a relevância de levar à sociedade todo o esforço, feito em nome de uma produção mais sustentável do ponto de vista econômico, ambiental e social. Mas foi o fato curioso que deu ao grupo de estudiosos, a chance de falar um pouco de trabalho desenvolvido na Estação Experimental de Lages, na serra catarinense. Assim como eles, muitos outros pesquisadores buscam soluções para melhorar o desempenho do agronegócio brasileiro, que é referência internacional.

Gênero, mulheres e sexualidade

Ao longo de 162 verbetes, que buscam reunir vocábulos de um referencial crítico em torno das principais pesquisas desenvolvidas no mundo acadêmico sobre as questões de gênero, mulheres e sexualidades, é possível observar a importância dos intersecções na compressão das temáticas e do quanto a questão das mulheres se amplia no entendimento da historiografia, para efetivamente pensar nos campos das masculinidades e das sexualidades.

Pensamento

“Não poderá ser mestre quem nunca foi aluno”.

- Fernando de Rojas.


Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro