Em meus treinamentos tanto para equipes de secretarias em dezenas de municípios como para empresas, sempre faço questão de enaltecer a Inteligência Emocional e a meditação que poderia aqui também sem resquício nenhum dizer que um ou uma faz parte do outro.
A capacidade de ouvir e envolver profundamente é fundamental para manter relacionamentos eficazes. No entanto, muitos de nós raramente ocupam o tempo em meio a nossas vidas ocupadas para desacelerar e realmente absorver o que os outros têm a dizer.
Aprendi lendo e presenciando diversos cursos, especialmente on-line sobre INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, que ainda é vista por muitos como algo clichê. Muitos não acreditam, assim como não acreditavam na meditação há poucos anos atrás.
A escuta ativa é vital para os relacionamentos que funcionam - especialmente para os líderes empresariais, líderes de verdade. E não é apenas no trabalho - ouvir atentamente forja conexões mais fortes com nossos parceiros e amigos.
Os pesquisadores identificam três estágios de escuta: detecção, processamento e resposta.
Sensing em inglês que significa compreender como a outra pessoa se sente (com empatia) e perceber sinais não ditos, como a linguagem corporal.
Processamento inclui lembrar o que a outra pessoa disse, pedindo esclarecimentos conforme necessário, e refletindo sobre os pontos que a outra pessoa tocou em seu próprio pensamento.
Responder requer envolvimento ativo enquanto a outra pessoa está falando (por exemplo, fazendo contato visual, balançando a cabeça, sorrindo), bem como parafraseando e fazendo perguntas que mostram que você está envolvido.
Quaisquer avaliações de escuta ativa devem levar em conta todos os três estágios e capturar o feedback daqueles que estão sendo ouvidos - permitindo que nos vejamos como os outros nos vêem. Isso é vital porque a escuta ativa é uma via de mão dupla. Quando eficaz, cria conexões autênticas.
Estudos mostram que a escuta ativa requer respostas com empatia, o que pode ser crucial para ajudar a aliviar a angústia da outra pessoa. E pesquisas recentes sugerem que a atenção plena pode ajudar a mitigar a angústia, nos tornar melhores ouvintes em geral e até aumentar a compaixão.
Os pesquisadores também descobriram que a atenção plena estimula a audição ativa - e isso pode melhorar a qualidade dos relacionamentos ao longo de nossas vidas.
Como se tornar um ouvinte melhor
A escuta ativa normalmente difere do nosso modo de interagir com os outros. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para melhorar suas habilidades de escuta ativa:
Desenvolva uma prática de meditação. Tanto a meditação mindfulness e amor-bondade - em que podemos estender a compaixão aos outros - pode nos ajudar a fortalecer nossa empatia e se tornar melhores ouvintes. Você pode seguir com uma prática de compaixão aqui.
Afie sua autoconsciência. A autoconsciência - a base da inteligência emocional - nos permite estar presentes e escolher um curso de ação que explique nossas emoções e também as emoções dos outros. A auto-reflexão diária por meio de registro no diário ou introspecção pode nos sintonizar com nossas emoções, valores e impactos sobre os outros - todos elementos essenciais da escuta ativa.
Faça boas perguntas, que aumentam o aprendizado e melhoram as conexões interpessoais. Ao praticar a escuta ativa, as perguntas de acompanhamento são particularmente poderosas, pois elas sinalizam não apenas que você está ouvindo, mas também que você se importa - fazendo com que a outra pessoa se sinta ouvida. Perguntas abertas - que não podem ser respondidas com um simples sim ou não - também podem gerar respostas inesperadas e fornecer oportunidades para aprender algo novo sobre a outra pessoa.
Tudo bem se a audição ativa parecer difícil à primeira vista. Semelhante a desenvolver a inteligência emocional ou aprender a meditar, desenvolver suas habilidades auditivas ativas é um processo contínuo que se desenvolve ao longo da vida. A boa notícia é que ao dar pequenos passos em nossas conversas diárias, podemos construir um relacionamento e forjar conexões mais significativas.
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