A programação do segundo dia da 10ª Cúpula Mundial das Cidades (10th World Cities Summit - WCS), que aconteceu a última sexta-feira (12), na Colômbia, envolveu visitas a projetos sociais e sustentáveis de Medellín, apresentados pelo prefeito, Federico Gutiérrez Zuluaga. Mais de 90 Prefeitos, entre eles um brasileiro, Luciano Buligon, subiram a maior favela de Medellín, a Comuna 13, para ver a transformação social que atraiu o.mundo.
Foi com os gritos de "Vamos Vamos Chape", cantados pela torcida do Atlético Nacional, que o prefeito de Chapecó foi saudado na colorida Comuna 13. Essa comunidade é um dos melhores exemplos de regularização fundiária, organização habitacional, cidadania, arte e inclusão social do mundo, onde a Prefeitura levou cidadania na sua essência, com educação, saúde e acessibilidade.
Escadas rolantes, que no Brasil servem aos shoppings centers, na Comuna 13 fazem parte de um grande sistema integrado de mobilidade urbana, que inclui também teleféricos e estações de metrôs. “Essa experiência é a prova que entre povo e o Governo existe confiança, a população confia nos administradores públicos”, destacou Buligon.
Neste segundo dia do Cities Summit (11), o prefeito, Luciano Buligon também visitou os pavilhões de exposição do evento, com empresas especializadas em inovação, tecnologia e pesquisa, e esteve na ExpoSolar, no estande da RENOVIGI, empresa Chapecoense de energias alternativas, especialmente a solar. “Estamos muito entusiasmados por estar entregando experiências nossas, mas acima de tudo, levando exemplos de sustentabilidade de cidades que já passaram por problemas que nós estamos passando e enfrentaram com soluções inovadoras de sustentabilidade”, complementou Buligon.
Na sexta-feira (12), a Cúpula de Prefeitos se reuniu para discussão interna. Chapecó é o único município do Brasil na 10ª Cúpula Mundial das Cidades, que debate assuntos importantes sobre o futuro dos municípios. Exemplos e soluções mundiais de crescimento e sustentabilidade foram sendo apresentados em forma de cases e iniciativas para as cidades do futuro. A edição de 2019 é a primeira a ser sediada na América Latina. Buligon foi uma das 300 autoridades mundiais convidadas.
Chapecó divide com Antuérpia (Bélgica), Santa Ana (Venezuela) e Jacarta (Indonésia), as apresentações no painel das Cidades Livres e Sustentáveis, voltadas para programas e projetos comunitários. Na programação, o prefeito de Chapecó fez uma abordagem sobre o Programa Chapecó Lixo Zero, aprofundando o conjunto de ações, atividades, técnicas, métodos e inovações que visam envolver a sociedade civil, iniciativa privada e poder público, a reduzir a geração de resíduos sólidos urbanos.
No conclave, o prefeito Buligon também compôs a programação do Fórum Anual de Prefeitos da WCS (10th WCS Mayors Forum) congresso global que discute desafios urbanos urgentes e compartilha as melhores práticas.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro