Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

CULTURA

12ª Semana da Música de Chapecó segue até dia 19

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/07/2019 09:08
Prefeitura de Chapecó Durante esta semana, estão acontecendo shows, apresentações e oficinas de música Durante esta semana, estão acontecendo shows, apresentações e oficinas de música

A 12ª Semana da Música de Chapecó é um evento com oficinas, atividades educativas, envolvendo a comunidade, músicos, profissionais do ensino regular, pessoas ligadas a área da música e comunidade escolar. Ela acontece de 12 a 19 de julho e é organizado pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, Escola de Artes e Programa Arte Cidadã.

O objetivo é formar e fidelizar público apreciador da área musical; manter as ações musicais, por meio de apresentações e oficinas pré e pós-evento; capacitar os profissionais da área musical e educacional; disponibilizar ao público envolvido produtos e serviços ligados direta e indiretamente à área musical, movimentando a economia local; incentivar a formação continuada dos músicos envolvidos com as ações musicais. Todas as oficinas e recitais serão gratuitas. As inscrições podem ser realizadas pelo https://forms.gle/aBWUn6ipFc25KyCy5 ou pelo telefone (49) 3322-3690.

OFICINAS

A Semana da Música é um momento de capacitação, atualização, formação e troca de aprendizagens, que reúne profissionais da música da região e do Brasil, como também de aperfeiçoamento técnico e musical de estudantes. Durante a Semana, em 2019, serão ministradas oficinas de instrumentos de cordas, sopros, apreciação musical, regência coral infantojuvenil entre outras. Em 2019, serão oferecidas 05 oficinas envolvendo diferentes temáticas.

Regência Coral Infantojuvenil

Ministrante: Édi Marques – Curitiba/PR

Dia/Horário: 17 a 19 de julho das 9h30 às 12h

Público alvo: Professores, acadêmicos de música e regentes

Vagas: 30

Local: Escola de Artes de Chapecó

Materiais necessários: caderno pautado, lápis e borracha

Descrição da Oficina: a organização metodológica desta proposta é de caráter teórico-prático, recorre a reflexões, indicações de leituras, vídeos e trabalhos artísticos que dialoguem com o tema proposto nesta presente oficina para sua estrutura e desenvolvimento. Caracteriza-se também em experimentações práticas de procedimentos didáticos respectivos ao canto coral, construção de repertório, estruturação do grupo na contemporaneidade e processos pedagógicos. Os participantes desta oficina devem participar da Oficina de Prática Coral Infantojuvenil, pois servirá como laboratório.


Prática Coral Infantojuvenil

Ministrante: Édi Marques – Curitiba/PR

Dia/Horário: 17 a 19 de julho das 14h às 15h30

Público alvo: crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e os participantes da Oficina de Regência Coral Infantojuvenil

Vagas: 60

Local: Escola de Artes de Chapecó

Materiais necessários: garrafa com água

Descrição da Oficina: atividades práticas musicais e corporais visando o processo criativo e performático do grupo, finalizando com uma mostra expondo ao público em geral o repertório trabalhado nesta oficina.

Édi Marques é doutorando em Cognição e Educação Musical pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Cognição e Educação Musical pela UFPR, no qual estudou os processos criativos e movimentos corporais como ferramentas pedagógicas no contexto do canto coral infantil. Especialista em Regência de Coros Infantis e Juvenis pela Fundación Schola Cantorum de Venezuela, onde recebeu o convite da Diretora e Maestrina Maria Guinand para ingressar no mestrado de Direción Coral da USB - Universidad Simón Bolívar. Licenciado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - UNESPAR. Participou como assistente de regência e direção pedagógica do Espetáculo de Natal do Palácio Avenida de Curitiba - HSBC, entre os anos de 2009 a 2016. Atualmente é assistente de regência, direção pedagógica e musical do projeto HSBC Educação, cujo está sob a coordenação do Banco BRADESCO, onde desenvolve atividades de educação musical por meio do canto coral e movimento corporal. Professor Colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Regente do Coro Municipal de Ponta Grossa, onde desenvolve estudos de compositores e arranjadores de peças corais latino-americanas.


Oficina de Flauta Transversal

Ministrante: Ronei Bernardo – Erechim/RS

Dia/Horário: 17 e 18 de julho das 14h às 17h

Público Alvo: Músicos e Musicistas que tocam Flauta Transversal.

Pré-requisitos: Para os executantes um pré-requisito indispensável é saber ler partitura, parte melódica e rítmica

Vagas: 10 executantes e 5 ouvintes

Local: Escola de Artes de Chapecó

Material necessário: Flauta transversal, caderno pautado, lápis e borracha

Descrição da Oficina: Conhecer o instrumento; história, mecanismo, funcionalidades, recursos; Desenvolver a audição por meio da apreciação musical – (vídeos e audição de peças, do professor e demais flautistas); Conhecer os pilares de uma boa sonoridade e afinação; Praticar, por meio de exercícios e músicas, técnicas que promovem uma boa sonoridade; Conhecer os materiais/métodos que serão utilizados; Reconhecer a importância do estudo doméstico para o seu amplo desenvolvimento.

Ronei Bernardo é pós-graduado em Educação Musical. Estudou Flauta Transversal com: Lysandra Axt.; Sandro Zonta; James Lymann (USA); Eduardo Monteiro, Ricardo Michellino, Raanan Eylon e Tiago Meira. Participou como flautista nos seguintes Grupos: Orquestra de Câmara da Unochapecó; Orquestra Sinfônica de Chapecó; Orquestra de Concertos de Erechim; Orquestra Sinfônica de Estação; Participou como flautista e arranjador do Projeto “Música Brasileira em Concerto – Origens do Choro”. Participou do X Festival Internacional de Flautistas em Campinas/SP; Participou do XXVIII e XXX Festival Internacional de Inverno de Santa Maria-RS; Participou do curso de improvisação com o músico Dr. Fábio Adour; Participou do curso da Filosofa Suzuki e também concluiu o curso do livro 1 de flauta doce soprano – Método Suzuki.


RECITAIS

Também faz parte da programação da Semana da Música, os recitais, todos gratuitos. Já foram realizados: o Entrevero Musical e o Recital Duo de Violões Pacher-Bichels. Na programação ainda tem outras atrações.

Recital do Programa Arte Cidadã

Dias 17 e 18 de julho, às 19h

Descrição: concerto de alunos e professores do Programa Arte Cidadã

Local: Hall da Escola de Artes de Chapecó

Recital Coral Infantojuvenil

Dia 19 de julho, às 19h

Descrição: mostra do repertório desenvolvido com o Coral durante a 12ª Semana da Música

Local: Hall da Escola de Artes de Chapecó


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro