Lê Notícias - Região - 12ª Semana da Música de Chapecó segue até dia 19
Close Menu

Busque por Palavra Chave

CULTURA

12ª Semana da Música de Chapecó segue até dia 19

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/07/2019 09:08
Prefeitura de Chapecó Durante esta semana, estão acontecendo shows, apresentações e oficinas de música Durante esta semana, estão acontecendo shows, apresentações e oficinas de música

A 12ª Semana da Música de Chapecó é um evento com oficinas, atividades educativas, envolvendo a comunidade, músicos, profissionais do ensino regular, pessoas ligadas a área da música e comunidade escolar. Ela acontece de 12 a 19 de julho e é organizado pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, Escola de Artes e Programa Arte Cidadã.

O objetivo é formar e fidelizar público apreciador da área musical; manter as ações musicais, por meio de apresentações e oficinas pré e pós-evento; capacitar os profissionais da área musical e educacional; disponibilizar ao público envolvido produtos e serviços ligados direta e indiretamente à área musical, movimentando a economia local; incentivar a formação continuada dos músicos envolvidos com as ações musicais. Todas as oficinas e recitais serão gratuitas. As inscrições podem ser realizadas pelo https://forms.gle/aBWUn6ipFc25KyCy5 ou pelo telefone (49) 3322-3690.

OFICINAS

A Semana da Música é um momento de capacitação, atualização, formação e troca de aprendizagens, que reúne profissionais da música da região e do Brasil, como também de aperfeiçoamento técnico e musical de estudantes. Durante a Semana, em 2019, serão ministradas oficinas de instrumentos de cordas, sopros, apreciação musical, regência coral infantojuvenil entre outras. Em 2019, serão oferecidas 05 oficinas envolvendo diferentes temáticas.

Regência Coral Infantojuvenil

Ministrante: Édi Marques – Curitiba/PR

Dia/Horário: 17 a 19 de julho das 9h30 às 12h

Público alvo: Professores, acadêmicos de música e regentes

Vagas: 30

Local: Escola de Artes de Chapecó

Materiais necessários: caderno pautado, lápis e borracha

Descrição da Oficina: a organização metodológica desta proposta é de caráter teórico-prático, recorre a reflexões, indicações de leituras, vídeos e trabalhos artísticos que dialoguem com o tema proposto nesta presente oficina para sua estrutura e desenvolvimento. Caracteriza-se também em experimentações práticas de procedimentos didáticos respectivos ao canto coral, construção de repertório, estruturação do grupo na contemporaneidade e processos pedagógicos. Os participantes desta oficina devem participar da Oficina de Prática Coral Infantojuvenil, pois servirá como laboratório.


Prática Coral Infantojuvenil

Ministrante: Édi Marques – Curitiba/PR

Dia/Horário: 17 a 19 de julho das 14h às 15h30

Público alvo: crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e os participantes da Oficina de Regência Coral Infantojuvenil

Vagas: 60

Local: Escola de Artes de Chapecó

Materiais necessários: garrafa com água

Descrição da Oficina: atividades práticas musicais e corporais visando o processo criativo e performático do grupo, finalizando com uma mostra expondo ao público em geral o repertório trabalhado nesta oficina.

Édi Marques é doutorando em Cognição e Educação Musical pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Cognição e Educação Musical pela UFPR, no qual estudou os processos criativos e movimentos corporais como ferramentas pedagógicas no contexto do canto coral infantil. Especialista em Regência de Coros Infantis e Juvenis pela Fundación Schola Cantorum de Venezuela, onde recebeu o convite da Diretora e Maestrina Maria Guinand para ingressar no mestrado de Direción Coral da USB - Universidad Simón Bolívar. Licenciado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - UNESPAR. Participou como assistente de regência e direção pedagógica do Espetáculo de Natal do Palácio Avenida de Curitiba - HSBC, entre os anos de 2009 a 2016. Atualmente é assistente de regência, direção pedagógica e musical do projeto HSBC Educação, cujo está sob a coordenação do Banco BRADESCO, onde desenvolve atividades de educação musical por meio do canto coral e movimento corporal. Professor Colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Regente do Coro Municipal de Ponta Grossa, onde desenvolve estudos de compositores e arranjadores de peças corais latino-americanas.


Oficina de Flauta Transversal

Ministrante: Ronei Bernardo – Erechim/RS

Dia/Horário: 17 e 18 de julho das 14h às 17h

Público Alvo: Músicos e Musicistas que tocam Flauta Transversal.

Pré-requisitos: Para os executantes um pré-requisito indispensável é saber ler partitura, parte melódica e rítmica

Vagas: 10 executantes e 5 ouvintes

Local: Escola de Artes de Chapecó

Material necessário: Flauta transversal, caderno pautado, lápis e borracha

Descrição da Oficina: Conhecer o instrumento; história, mecanismo, funcionalidades, recursos; Desenvolver a audição por meio da apreciação musical – (vídeos e audição de peças, do professor e demais flautistas); Conhecer os pilares de uma boa sonoridade e afinação; Praticar, por meio de exercícios e músicas, técnicas que promovem uma boa sonoridade; Conhecer os materiais/métodos que serão utilizados; Reconhecer a importância do estudo doméstico para o seu amplo desenvolvimento.

Ronei Bernardo é pós-graduado em Educação Musical. Estudou Flauta Transversal com: Lysandra Axt.; Sandro Zonta; James Lymann (USA); Eduardo Monteiro, Ricardo Michellino, Raanan Eylon e Tiago Meira. Participou como flautista nos seguintes Grupos: Orquestra de Câmara da Unochapecó; Orquestra Sinfônica de Chapecó; Orquestra de Concertos de Erechim; Orquestra Sinfônica de Estação; Participou como flautista e arranjador do Projeto “Música Brasileira em Concerto – Origens do Choro”. Participou do X Festival Internacional de Flautistas em Campinas/SP; Participou do XXVIII e XXX Festival Internacional de Inverno de Santa Maria-RS; Participou do curso de improvisação com o músico Dr. Fábio Adour; Participou do curso da Filosofa Suzuki e também concluiu o curso do livro 1 de flauta doce soprano – Método Suzuki.


RECITAIS

Também faz parte da programação da Semana da Música, os recitais, todos gratuitos. Já foram realizados: o Entrevero Musical e o Recital Duo de Violões Pacher-Bichels. Na programação ainda tem outras atrações.

Recital do Programa Arte Cidadã

Dias 17 e 18 de julho, às 19h

Descrição: concerto de alunos e professores do Programa Arte Cidadã

Local: Hall da Escola de Artes de Chapecó

Recital Coral Infantojuvenil

Dia 19 de julho, às 19h

Descrição: mostra do repertório desenvolvido com o Coral durante a 12ª Semana da Música

Local: Hall da Escola de Artes de Chapecó


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro