Close Menu

Busque por Palavra Chave

AQUI TEM GOVERNO

Cifra Econômica | Reforma tributária, alíquota do IR e amortização de ágio

Por: Daniel Ribeiro
19/07/2019 09:20 - Atualizado em 06/08/2020 10:34

Reforma tributária

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), em entrevista ao Estadão, afirmou que aguarda a proposta do governo para a reforma tributária e que, quando encaminhada, ela será tratada com "todo o respeito" pelo Parlamento.

"É um pouco de inveja, de recalque, com o que a Câmara resolveu fazer, por parte da assessoria do Paulo Guedes. O Paulo Guedes tem uma grande equipe, mas tem alguns que resolveram ser mais bajuladores. O Marcos Cintra (secretário especial da Receita Federal), ele certamente pegou o jornal e falou 'olha aqui, Paulo, eu ataquei a reforma do Parlamento'", disparou, durante participação no programa Central de Notícias, da GloboNews, na quarta-feira (17).

Alíquota do IR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou no dia (17) que o governo vai trabalhar por uma reforma tributária mexendo apenas em impostos federais, com perspectiva de redução da carga tributária ao longo dos anos. Uma das mudanças seria a redução da alíquota máxima do imposto de renda (IR) para 25%.

Atualmente, pessoas físicas pagam até 27,5% e pessoas jurídicas, como empresas, pagam até 34% de IR. Outra ideia do governo é unificar impostos e contribuições federais, como PIS, Cofins, IPI e IOF, em um imposto único, em entrevista a jornalistas logo após participar da cúpula do Mercosul, em Santa Fé, na Argentina.

Amortização de ágio

Não seria possível postergar a amortização de ágio, sendo que está devia ser feita logo após incorporação, fusão ou cisão e finalizada em, no máximo, cinco anos. A orientação está fixada na Solução de Consulta nº 223, da Receita Federal, publicada no dia 26 de junho.

De acordo com a Receita, a amortização "deve ser realizada de maneira ininterrupta, iniciando no primeiro período de apuração após a incorporação, fusão ou cisão, em razão fixa ali determinada, não superior a 1/60 para cada mês do período de apuração".


Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro