Close Menu

Busque por Palavra Chave

Memórias do Campo | Que São Cristóvão nos abençoe

Por: João Lamarque de Almeida
24/07/2019 09:17

25 de julho marca duas datas importantes: o dia do agricultor familiar e do motorista de ônibus. Nada contra os motoristas que transportam os produtos agrícolas ou cargas pesadas em geral, porém dia 25 é o dia do motorista de ônibus.

O motivo de São Cristóvão ser protetor do transporte dos viajantes, mesmo que ele nunca tenha sido motorista, é de que era um homem muito forte e humilde. Pagava uma promessa ajudando a transportar as pessoas de um lado para outro, como num rio sem ponte. Um dia, um humilde menino pediu a Cristóvão fazer a travessia e a cada passo, a criança ficava mais pesada e Cristóvão disse “pareço estar carregando o mundo nas costas”.

O menino respondeu “quase adivinhou, mas você não está carregando o mundo e sim o Criador do mundo em seus ombros”. Cristóvão não carregava as pessoas por trabalho a fim de ganhar dinheiro, fazia de coração e isso serve de exemplo a todos nós. Quantas vezes deixamos de fazer algo de bom ajudando o próximo?

Num dia desses, num encontro de várias pessoas, uma pessoa comentou “se algum de nós morrer amanhã e ou daqui a um ano, com certeza daqui um ano vai haverá muito mais pessoas no velório e no enterro do que no dia de amanhã, porque daqui a um ano, estaremos em véspera de eleição”. Para São Cristóvão, não havia distinção de cor e classe. Ele seguia o Evangelho de Lucas, 10, 25-37, a Parábola do Bom Samaritano, que prega que o amor é a prática concreta, a mesma que São Cristóvão seguiu.

O SUS que temos hoje não é o SUS que queremos e merecemos. Atualmente, ainda há aposentados, trabalhadores rurais, com mais de oitenta anos que sempre contribuíram com o Funrural ou INSS e ainda estão contribuindo para os sindicatos nas mensalidades, a fim de ter convênios para consultas médicas.

Eu entendo que os sindicatos, unidos, deveriam cobrar das autoridades políticas no âmbito da Saúde Pública, uma vez que cuidar da Saúde é incumbência dos Municípios, Estados e União. Hoje, a população da área rural, apesar da tecnologia muito avançada de produção, é muito maior que antigamente, mesmo que produzam para exportação e para consumo do mercado interno brasileiro.

Os trabalhadores que deixaram a labuta rural, hodiernamente os descendentes estão trabalhando nas grandes indústrias, que ficam na cidade, ou em comércios, vendendo os produtos agrícolas. Não adianta só produzir se não houver transporte dos motoristas e a mão de obra na indústria e comércio, nada funciona se não houver ambas as partes do trabalho.

Quando um trabalhador sofre um acidente de trabalho grave, o primeiro passo é levá-lo ao pronto-socorro. No Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, há cerca de 500 funcionários e boa parte deles são descendentes de produtores do meio rural.

Todos nós somos importantes. A nossa vida veio por meio de duas pessoas, um pai e uma mãe e assim é trabalho, todos são importantes.

Oração de São Cristóvão

Glorioso martire Sãn Cristofolo, di anima e spirito di tanta generosità, che andato acarricare molta caritá ai necesitatti somigliante, di on gigante nei camini dela virtú fino la extremitàdi confessarei il vostro santo batezo, misturatto nel sangue prezziozo e inestimable sangue di Gesú Cristo, divino redentore nostro: confienzo nela eficácia protenteza di confienzo nela eficácia protenteza vostra intersizion noi a voi inplereno e supliqueno a liberassi, de tuti pericoli, acidenti nei viaggi che imprendiamo a continuare questa vitta intorno dela giorata per la casa dela vostra eternità. A la vostra protezzione ricorieno a la Santa Madre di Mio e a vói San Cristo folo per liberarmi oggi e sempre yi tuti i pericoli, dirigirmi ai camini piu felici e benedetti.

San Cristofolo, rogai per nói. Ame.


Alesc - Outubro - Mobile
Uniedu - Governo SC
Floripa - Um novo amanhã - Mobile
Essenciais de Verão
Sorria Palhoça - Mobile
Criança com Visão - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro