Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó receberá o 2º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Por: LÊ NOTÍCIAS
30/07/2019 10:18
Unochapecó Granja São Roque, em Videira (SC), integra roteiro de visitas técnicas no dia 06 de novembro Granja São Roque, em Videira (SC), integra roteiro de visitas técnicas no dia 06 de novembro

A Unochapecó é o destino da segunda edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que acontece de 4 a 6 de setembro, no Salão Nobre da Universidade. O evento desembarca em Chapecó, com uma programação que objetiva contribuir com o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do sul, como também em todo o País, por meio de um espaço que oportuniza a discussão sobre a produção e o uso do biogás como fonte de energia. Devido ao anseio da Universidade em desenvolver ações na área de tecnologia e inovação, e trazer para a comunidade novas produções científicas, a Unochapecó, por meio do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, é correalizadora do evento. As inscrições, que são limitadas, podem ser feitas pelo site do Fórum e o primeiro lote vai até quinta-feira (01/08).

Segundo o coordenador-geral do Fórum, Clóvis Leopoldo Reichert, o evento busca apoiar o desenvolvimento da cadeia do biogás e facilitar o contato entre os atores desse setor, gerando negócios e projetos. Profissionais de várias partes do País estarão mais uma vez reunidos, o que possibilita a discussão sobre políticas públicas, inovação, tecnologias, processos e panorama setorial de oportunidades. O Fórum também contará com o Espaço Biogás de Negócios, um ambiente para que empresas e entidades possam divulgar produtos e serviços, ampliar networking, firmar parcerias e realizar negócios.

O evento, que nasceu como Fórum Estadual em 2017, em Caxias do Sul (RS), dará continuidade aos assuntos tratados no 1º Fórum Sul Brasileiro, realizado em junho de 2018, em Foz do Iguaçu (PR).

“Chapecó abriga as principais empresas processadoras e exportadoras brasileiras de carne suína, aves e derivados, com grande potencial de geração de biogás. Com seu polo universitário, infraestrutura, meios de hospedagem, gastronomia e com o apoio da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, e da Unochapecó, a capital do Oeste Catarinense é endereço estratégico para o evento”, destaca Clóvis.

PROGRAMAÇÃO

No dia 04 de setembro, após a solenidade de abertura, prevista para às 9h, iniciam as atividades do Fórum. Às 9h40, o Painel 01 debaterá ‘Políticas Públicas’, em que será abordado o marco legal para o biogás e o biometano como base para discutir o papel e as oportunidades do biogás na matriz energética brasileira. A partir das 14h, o Painel 02 tratará de ‘Inovação’. Nesse debate, serão levantados os impactos das tecnologias em permanente transformação e modelos de negócios inovadores.

No segundo dia (05/09), os trabalhos começam às 8h30, com o Painel 03 ‘Tecnologias e processos’. Serão abordados temas como otimização de processos, transferência de tecnologias e pesquisa aplicada à estruturação da cadeia industrial do biogás e do biometano. Às 15h, o Painel 04 dará ênfase ao ‘Panorama setorial de oportunidades’, em que serão debatidas as iniciativas que já vêm sendo realizadas em diversas frentes, nas instituições públicas, no sistema educacional e no mercado. Após a apresentação de cada painel, haverá espaço para debates.

Ao longo dos dois dias haverá interação direta entre atores do setor energético, investidores, empresas fornecedoras de tecnologias e usuários deste combustível renovável. A articulação ocorre por meio da apresentação de cases, distribuídos em meio à programação dos painéis e no Espaço Biogás de Negócios.

VISITAS TÉCNICAS E ROTEIROS

O terceiro e último dia de evento (06/09) será destinado às visitas técnicas. Os participantes do Fórum poderão escolher duas opções de roteiro:

O primeiro roteiro terá como destinos a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (Cetric), em Chapecó (SC), e Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). Na Cetric, os participantes conhecerão a experiência da empresa no aproveitamento do biogás produzido pelo lixiviado do aterro industrial para a secagem de lodo. Na Embrapa, será conhecida a unidade BiogásFORT, planta piloto onde o biogás de dejetos de suínos é convertido em biometano para uso veicular.

A segunda opção de roteiro será a visita ao Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrates), na Granja São Roque, em Videira (SC). Os visitantes conhecerão uma alternativa de geração de energia elétrica a partir do biogás, conciliada ao tratamento de efluentes para atender padrões de lançamento conforme CONAMA 430. A visita também contempla um momento de descontração na Cervejaria Bierbaum, em Treze Tílias (SC).


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro