A Biblioteca da Unochapecó é conhecida por possuir um dos maiores acervos do Oeste Catarinense, com mais de 200 mil títulos. Porém, o abrigo de tanto conhecimento, em 49 anos da Instituição, ainda não possuía uma designação específica. Agora, como forma de homenagear uma das professoras mais queridas e célebres que já passaram pela Unochapecó, o espaço passará a se chamar Biblioteca Prof.ª Oneida Belusso. A cerimônia de nomeação e homenagem in memoriam será realizada na nesta terça-feira (06), às 16h, na Biblioteca.
A proposta de nomear a biblioteca foi sugerida pela gestão da Universidade, e aprovada pelo Conselho Universitário (Consun), que entendeu a importância de realizar tal homenagem para uma pessoa que teve toda sua vida dedicada ao ensino e formação de profissionais. "A professora Oneida foi, para todos que conviveram com ela, um exemplo de docente, de ser humano e de apaixonada pelas letras e livros", conta o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.
Mais do que ter uma referência para identificar a Biblioteca, a ideia é que o exemplo da professora se perpetue entre todos e contribua no importante papel de ser um espaço de estudos e ampliação do conhecimento. "Creio que a unanimidade no Conselho Universitário e o brilho nos olhos dos conselheiros confirmaram o acerto na homenagem à querida professora Oneida, que prestamos com esta singela atitude. Estamos muito felizes por termos a oportunidade, de agora em diante, de nos referirmos à nossa Biblioteca com a denominação de Biblioteca Prof. Oneida Belusso", conclui o reitor.
VIDA DEDICADA AO BEM E AOS LIVROS
Amante dos livros e da escrita, dotada de simpatia e generosidade, a professora Oneida Maria Ragnini Belusso atuou por 37 anos na Unochapecó. Ela ministrou aulas nos mais diversos cursos e também foi revisora de textos da Editora Argos.
Possuía graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1976); graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1979); especialização em Educação Popular e Compreensão da Realidade Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1991); especialização em Língua Portuguesa Redação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982) e mestrado em Educação pelo Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño (2000).
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro